Nghe An (Segunda-feira, 16-07-2012, Gaudium Press) Mais de dez mil católicos saíram às ruas na Diocese de Vihn, no Vietnã, neste domingo, 15, para exigir às autoridades civis o respeito à liberdade religiosa, após violentos ataques contra sacerdotes e fiéis, que tiveram seu último capítulo em Con Cuong, no dia 1º de julho.
Na ocasião, segundo mensagem da diocese vietnamita, policiais, soldados e vândalos ocuparam a capela de Con Cuong, profanaram o espaço sagrado e destrupiram uma imagem da Virgem Maria, atacando também um sacedote e vário fiéis, com o objetivo de impedir a celebração da Eucaristia.
Durante a caminhada de protesto, os católicos exibiram bandeira do Vaticano e cartazes com mensagen com os dizeres: "A liberdade religiosa é um direito" e "Protegeremos a Igreja". Os fiéis expressaram também seu mal-estar ante os recentes ataques e censuraram especialmente a destruição da imagem da Santísisma Virgem Maria. A fotografia da imagem destrupida foi divulgada como a prova mais clara da perseguição violenta.
Nos dias que antecederam à passeata, as autoridades tentaram intimidar os fiéis, estacionando veículo blindados e armado junto à residência do bispo de Vihn. Nas províncias de Quang Bihn, há Tinh e Nghe An, patrulas de soldados percorreram os arredores das igrejas, ameaçando os católicos.
Apesar das ameaças,no entanto, milhares de católicos caminharam durante a noite de sábado e se fizeram presentes nos pontos de encontro assinalados pelos organizadores da manifestação. O protesto foi realizado de forma pacífica e apenas em um lugar, Bot Da, aconteceram enfrentamentos com a polícia, que interrompeu a celebração de um Eucaristia. (BD)
Com informações da Asia News
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas