Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13/08/2015, Gaudium press) - Enquanto no Brasil a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora será comemorada no domingo, 16 de agosto, o Santo Padre fará a comemoração no próximo sábado (15/08).
Já como uma espécie de preparação para a solenidade, o Papa Francisco tuitou nesta quinta-feira (13/08): "Maria é cheia de graça. Ela nos oferece um refúgio seguro no momento da tentação. "
Desde os aposentos pontifícios, Francisco rezará a oração mariana do Angelus com os milhares de peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
Por ocasião desta solenidade, em 13 agosto do ano passado, teve início a viagem apostólica do Papa Francisco à República da Coreia quando da VI Jornada da Juventude Asiática.
Já, na Solenidade da Assunção de 2014, no World Cup Stadium, em Daejeon, na Coreia do Sul, Francisco presidiu a Sana Missa e naquela ocasião, em sua homilia, o Santo Padre disse:
"Hoje, ao venerar Maria, Rainha do Céu, dirigimo-nos a Ela como Mãe da Igreja na Coreia para Lhe pedir que nos ajude a ser fiéis à liberdade régia que recebemos no dia do Batismo; que guie os nossos esforços para transformar o mundo segundo o plano de Deus; e que torne a Igreja neste país capaz de ser, de uma forma mais plena, fermento do Reino de Deus na sociedade coreana."
O Papa Francisco convidou, então, os cristãos coreanos a serem "uma força generosa de renovação espiritual em todas as esferas da sociedade", que combatessem "o fascínio do materialismo que sufoca os autênticos valores espirituais e culturais e também o espírito de desenfreada competição que gera egoísmo e conflitos".
Incentivou-os a rejeitarem "modelos econômicos desumanos que criam novas formas de pobreza e marginalizam os trabalhadores" e que também promovem "a cultura da morte que desvaloriza a imagem de Deus, o Deus da vida, e viola a dignidade de cada homem, mulher e criança".
Ao concluir suas palavras naquele dia convidou a todos: "Ao celebrar esta festa, unimo-nos a toda a Igreja espalhada pelo mundo e olhamos para Maria como Mãe da nossa esperança", concluiu o Papa naquela ocasião.
Será a primeira vez que o Papa comemora esta solenidade em Roma.
Para ser mais preciso será o primeiro Papa a comemorar essa data nos em Roma, últimos 61 anos. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas