Redação (Sexta-feira, 06-12-2019, Gaudium Press) No site da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, o Bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Rossi Keller comentou a Solenidade a ser celebrada no próximo domingo, a Imaculada Conceição de Maria
Dom Rossi Keller inicia seu artigo referindo-se à primeira leitura:
"A primeira Leitura desta Solenidade (Gênesis 3,9-15.20) nos diz que: "Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: ‘Onde estás?'
Ele respondeu: ‘Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me'."
Comenta Dom Rossi Keller:
"A serpente seduziu Eva e esta arrastou Adão na sua desgraça e ruína do pecado original. De repente, Adão e Eva viram-se reduzidos à mais extrema indigência. Afinal o que Satanás queria não era fazê-los como deuses, mas reduzi-los à miséria e à infelicidade."
Sobre o Pecado Original
"O pecado original destruiu a filiação divina e a consequente intimidade com Deus.
Adão e Eva escondem-se, porque têm medo de se encontrarem com Deus.
Não é normal que um filho tenha medo do pai e se esconda quando ele chega em casa. O mais normal é que se lance a correr ao seu encontro e se abrace a ele, cobrindo-o de beijos.
No caso de Adão e Eva, foram-lhes roubados os tesouros da graça e da filiação divina. Adão confessa, triste que está nu.
A nudez é sobretudo a extrema indigência a que o demónio conseguiu reduzi-los, levando-os ao pecado. Os nossos pecados pessoais fazem-nos também perder o gosto de estar com Deus - de orar - de tratar de coisas espirituais, diz o Bispo de Frederico Westphalen.
Pecado Original: lenda?
Explica Dom Keller:
"O pecado original dos nossos primeiros pais não é uma lenda, mas um tremendo acontecimento cujas consequências ainda se fazem sentir hoje.
O pecado grave pessoal é como um naufrágio em que perdemos tudo o que levávamos conosco.
Por ele perdemos a graça santificante - veste indispensável para entrarmos no Céu - a comunhão de Amor com Deus, a paz e a alegria interior, a paz da consciência e o sentido da vida."
Inimizades entre ti e a Mulher...
Dom Antônio Carlos recorda que "Deus vem ao encontro dos dois, não para os castigar e humilhar, mas para os ajudar a compreender o mal que tinham feito e anunciar-lhes a misericórdia. "
"O primeiro sinal da benevolência do Senhor é a promessa de confiar a luta contra Satanás e seus sequazes a uma Mulher que seguirá à frente dos filhos de Deus.
"Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar. "
Deus sonhou com Maria
"Segundo os Seus desígnios eternos, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade - o Verbo - assumirá a nossa natureza humana com todas as suas fragilidades, exceto no pecado.
"Como Deus, as Suas obras têm merecimento infinito, podendo, com efeito, pagar a dívida infinita contraída pelo pecado dos nossos primeiros pais e pelos pecados de cada um de nós, até ao fim do mundo.
"Como Homem, poderá apresentar-se diante do Pai em nome de cada um de nós.
Mas, para assumir verdadeiramente a natureza humana - um corpo mortal - seguindo as leis da natureza, precisará do seio de uma mulher.
Foi assim que Deus "sonhou" com Maria desde toda a eternidade. Adornou-a com todas as qualidades, dons e graças, explicou Dom Keller.
Demônio vencido por uma Mulher concebida sem pecado original
Para encerrar, Dom Rossi Keller explica duas marviolhas:
Ela foi imune da culpa original, pelos méritos do seu futuro Filho. Como poderia Deus suportar que o demônio Lhe pudesse dizer: "A Tua Mãe, antes de ser Tua, foi minha escrava, pois contraiu a culpa de Adão!?"
Deus projetou ainda outra maravilha: o demônio seria vencido por uma Mulher, tal como conseguira entrar no mundo por Eva.
Foi ela que lhe abriu a porta para entrar também no coração de Adão.
Alegremo-nos com esta celebração da Imaculada Conceição de Maria.
(JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas