Ribeirão Preto - São Paulo (Segunda-feira, 27-06-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrou a memória do Cônego Francisco de Assis Correia, falecido no último dia 23 de junho.

Na ocasião, a missa exequial de corpo presente do cônego, realizada na quinta-feira passada, foi presidida pelo Arcebispo dom Moacir Silva, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.
A cerimônia contou com a presença de dezenas de fiéis, bem como amigos, paroquianos dos locais os quais o religioso exerceu o ministério, que prestaram suas homenagens ao sacerdote. O bispo emérito de Guaxupé (MG), Dom José Geraldo Oliveira Valle, também participou do momento.
Em sua homilia, Dom Moacir Silva destacou o sentido da ressurreição e da oração pelo descanso eterno do cônego Francisco.
"Iluminados pela Palavra de Deus que afirma que somos cidadãos do céu e que Jesus foi preparar um lugar para nós na casa do Pai; e iluminados também pela nossa fé na ressurreição, nós estamos reunidos para o ato mais importante do nosso dia, a celebração da Eucaristia. A Eucaristia pelo descanso eterno de nosso caríssimo irmão Côn. Francisco de Assis Correia", disse o arcebispo.
Além disso, o prelado reforçou a importância de crermos na ressurreição e destacou o testemunho do cônego Francisco por intermédio das boas obras.
"Em Cristo, brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Assim rezamos, no prefácio desta Missa (...) Cônego Francisco, durante a sua existência sacerdotal, anunciou o Evangelho, trabalhou para a edificação da Igreja, distribuiu os dons da graça dos sacramentos; fez o bem. Agora, com coração reconhecido, confiamos este nosso irmão à generosa recompensa do Senhor pelas obras boas e pelos exemplos positivos que nos deixou. Confiamos, além disso, à sua infinita misericórdia, implorando-Lhe para ele a justificação de todo o resíduo de debilidade humana".
Concluindo, Dom Moacir fez um convite aos fiéis, para que olharem com esperança a nossa dimensão de peregrinos e discípulos de Cristo.
"Caríssimos Irmãos e Irmãs, a certeza de que Cristo é o nosso Salvador e que por nós morreu e ressuscitou, nos conforta e nos sustenta, enquanto prosseguimos a nossa peregrinação rumo à Pátria celeste. Queremos reafirmar esta fé, enquanto elevamos a nossa oração pelo descanso eterno de nosso caríssimo Cônego Francisco. Queremos renovar a confortadora consciência de que um dia nos encontraremos juntamente com ele, a fim de louvar para sempre o Senhor da misericórdia e da vida. A Maria, Mãe dos Sacerdotes e Mãe da Esperança, confiamos este seu filho, para que o introduza no Reino da bem-aventurança eterna. Em Cristo, descansa em paz! Amém", finalizou.
O Cônego Francisco de Assis Correia faleceu por volta das 3h do dia 23, aos 71 anos, após 20 dias internado na Unidade do Hospital São Francisco, em Sertãozinho, interior paulista. O religioso apresentava um quadro de pneumonia e infecção generalizada. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas