Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-10-2010, Gaudium Press) Hoje pela manhã, o Santo Padre dedicou a audiência geral realizada na Praça São Pedro, na presença de 10 mil pessoas, à Santa Brígida da Suécia, modelo de esposa e mãe cristã e depois monja. Ao apresentá-la, Bento XVI pediu à Europa para "se alimentar das próprias raízes cristãs".
Segundo Bento XVI, Santa Brígida da Suécia (1303 - 1373), foi exemplo de esposa e mãe feliz. Conseguiu criar em sua família uma "igreja doméstica". Foi casada com Ulf, governador de um importante distrito do reino da Suécia, com quem viveu 28 felizes anos até a morte de seu marido. Tiveram oito filhos, entre os quais a segunda, Karin (Catarina), é venerada como santa. Junto a seu marido, Santa Brígida adotou a regra dos Terciários franciscanos, e "praticava com generosidade obras de caridade para os indigentes".
A santa e seu marido são modelos de autêntica "espiritualidade conjugal", de como os esposos cristãos podem percorrer um caminho de santidade sustentados pela graça do sacramento do matrimônio, explicou o Papa. Mostraram ao mundo a "beleza do matrimônio vivido segundo os valores do Evangelho: o amor, a ternura, a ajuda recíproca, a fecundidade na geração e na educação dos filhos, a abertura e a solidariedade em relação ao mundo, a participação na vida da Igreja". Em 1341, toda a família fez uma longa peregrinação a Santiago de Compostela.
Depois da repentina morte do marido, Brígida se dedicou à vida religiosa junto ao mosteiro de Alvastra, "através da oração, da penitência e da obras de caridade". Neste período, teve revelações divinas, as quais foram escritas do sueco ao latim pelos seus secretários-confessores em oito livros, com o título " "Rivelationes" (Revelações).
Ao final da audiência, entre as saudações nas várias línguas, o Santo Padre dirigiu um breve discurso em português para saudar os grupos do Brasil que estavam presentes nesta manhã na Praça São Pedro: da paróquia de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, de Itatiba, SP (45 pessoas); e de peregrinos de Franca, SP e de Paciência. "Amados peregrinos de língua portuguesa, queridos fiéis brasileiros de Itatiba, França, Paciência, São Paulo e peregrinos vindos de Portugal: a todos dou as boas vindas, feliz e agradecido pela vossa visita amiga. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo."
A audiência geral, pela numerosa presença de fiéis, ainda aconteceu na Praça São Pedro. Em Roma, o frio do outono já começa a se fazer mais presente. Por conta disso, o Papa chegou à praça, no papamóvel coberto, vestindo um manto vermelho.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas