Friburgo (Segunda-feira, 26-09-2011, Gaudium Press) Antes de partir da Alemanha para Roma, o Santo Padre, com um cordial "Vergelt's Gott" (Deus vos pague, em alemão) agradeceu a todos "por estes dias estupendos, por tantos encontros pessoais e pelos inumeráveis sinais de atenção e de estima que me manifestaram", os quatro dias "cheios de emoções e ricos de acontecimentos, passados na nossa pátria". Às 19h31, horário local, partindo do Aeroporto Lahr, em Friburgo, na Alemanha, para Roma, o Santo Padre concluiu sua 21ª viagem internacional e a terceira à sua terra natal.
Na saudação de despedida, Bento XVI lembrou todas as etapas de sua visita que começou no dia 22 de setembro e foi concluída ontem, 25 de setembro. O Santo Padre recordou os encontros oficiais em Berlim: discurso diante dos parlamentares no "Deutscher Bundestag"; os colóquios privados com o Presidente Federal e a Senhora Chanceler, Angela Merkel. "Tocou-me de modo particular o acolhimento cordial e o entusiasmo de tantas pessoas em Berlim", confessou o Santo Padre.
O pontífice ressaltou também o caráter pastoral de sua visita sob o lema "Onde há Deus, há esperança". O Papa agradeceu a todos os fiéis que participaram com "alegria" das celebrações litúrgicas comuns em Berlim, em Erfurt, no Eichsfeld e em Friburgo, principalmente "nas partes do País onde, por decênios, se tentou remover a religião da vida das pessoa".
"Isto enche-me de confiança quanto ao futuro da Igreja e do cristianismo na Alemanha", acrescentou o pontífice que agradeceu de maneira particular aos jovens, encorajando-os a prosseguirem com força e confiança no caminho da fé. "Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras. Neste sentido, acompanho em pensamento e na oração o caminho da Igreja na Alemanha", disse ao fim de seu discurso de despedida.
Em 2011 ainda aguardam Bento XVI mias duas viagens na Itália, dia 9 de outubro em Lamezia Terme e dia 27 de outubro em Assis, e uma viagem ao exterior, de 18 a 20 de novembro no Benin, para sua segunda viagem à África e a última prevista para este ano. Será também a primeira viagem do Papa fora da Europa, depois de um ano de pausa. O Vaticano ainda não anunciou nenhuma viagem para 2012. (AA).
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas