Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-06-2013, Gaudium Press) - Hoje, quinta-feira, o Cardeal-arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno Assis, concelebrou com o Papa Francisco na Santa Missa rezada na Capela da Casa Santa Marta. Em sua reflexão o Santo Padre chamou a atenção para o fato de o cristão ser portador da alegria.
![]() |
Comentando trecho do Evangelho de São Mateus, o Santo Padre disse: "Na história da Igreja sempre houve duas classes de cristãos: aqueles só de palavras, que dizem "Senhor, Senhor..." e aqueles de ação e da verdade. Sempre houve a tentação de viver o nosso cristianismo fora da rocha, que é Cristo, o único que nos dá liberdade e nos sustenta nos momentos mais difíceis".
O Papa procurou mostrar que não devemos ser cristãos separados da rocha, que é Cristo. Quem está separado da "rocha", disse, são cristãos só em palavras, como acontece hoje na Igreja. Segundo ele, existem dois tipos de cristãos: os "agnósticos", que amam as palavras bonitas, e os "pelagianos", que vivem um estilo de vida sério, até rígidos demais. Eles acreditam em Deus de modo leviano, são cristãos superficiais. E o Pontífice afirmou ainda que estes não são cristãos, mas estão mascarados de cristãos: eles não têm a alegria e o orgulho de verdadeiros cristãos.
"Uns são escravos da superficialidade e outros escravos da rigidez e da não liberdade. Mas, é o Espírito Santo que nos dá a liberdade. E, hoje, o Senhor nos convida a construir a nossa vida na rocha, que é Ele: Ele nos dá a liberdade e nos envia o seu Espírito, para que possamos prosseguir a nosso caminho cristão com alegria", foram as palavras do Papa Francisco ao encerrara a homilia. (JSG)
Com informações Radio Vaticano
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
