Itália - Roma (Terça-feira, 29-05-2018, Gaudium Press) Durante a ordenação de 31 sacerdotes do Opus Dei na Basílica romana de Santo Eugênio, o Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, falou sobre o que é ser um sacerdote.

Não existe sacerdócio sem Eucaristia, afirma Cardeal Sarah.jpg

Recorrendo às Sagradas Escrituras, o purpurado explicou que o sacerdote é o homem da Palavra de Deus, o pregador da verdade de Cristo. "O homem de hoje se dirige ao sacerdote buscando a Cristo. Sobre as questões econômicas, sociais ou políticas pode consultar muitas outras pessoas competentes na matéria. Ele fala com caridade e, ao mesmo tempo, com verdadeira liberdade".

O Cardeal recordou que o sacerdote é apresentado na Bíblia como o homem do perdão. "Como o Santo Curda de Ars ou o Padre Pio, o sacerdote é o apóstolo do confessionário", ressaltou.

Outro aspecto sacerdotal sublinhado pelo purpurado é o sacerdote como amigo de Cristo, que se reconhece de forma especial na celebração eucarística, pois "não existe Eucaristia sem sacerdócio, da mesma forma que não existe sacerdócio sem Eucaristia. Por isso, necessitamos a cada dia da Eucaristia para viver nosso sacerdócio e para sermos audazes mensageiros do Evangelho em meio dos sofrimentos, as dificuldades e as hostilidades que possam nos assediar".

Citando São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, o Cardeal convidou os novos sacerdotes a buscarem a santidade e serem homens com profunda vida interior. "A via que conduz à santidade é a via da oração; e a oração deve impregnar pouco a pouco na alma, como a pequena semente que se converterá mais tarde em árvore frondosa".

Concluindo sua homilia, o Cardeal Robert Sarah exortou os neo-sacerdotes a servirem a Igreja e as almas. "Como aprendi de São Josemaría e de seus sucessores, sejam sempre muito leais ao Romano Pontífice, aos Bispos, sucessores dos apóstolos, e ao Prelado; queiram aos sacerdotes de cada diocese; roguem com constância ao Senhor que envie muitos operários para sua messe, que mande muitos sacerdotes santos para apascentar a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com seu sangue.

Os novos sacerdotes ordenados são procedentes de 15 países: Espanha, Filipinas, Colômbia, Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Uganda, Eslováquia, França, Holanda e Itália. (EPC)