Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXIV, nº 279, Março 2025

Assine agora


A Voz dos Papas


A causa profunda de todo mal

Conhecer Jesus crucificado é conhecer o horror de Deus ao pecado, cuja culpa só poderia ser lavada no Sangue Precioso do Filho Unigênito de Deus feito Homem. O maior pecado do mundo na atualidade talvez seja o fato de que os homens começaram a perder a noção de pecado. Sufocam-na, …
Magistério Pontifício - 01, Março 2025

A Liturgia dominical


Não há meias-verdades no coração do homem bom

Em um mundo eivado de relativismo moral e doutrinário, a verdade vai ­desaparecendo do horizonte dos homens, os quais em certos momentos confundem a noção de bem e mal, porque assumem para si guias cegos, que poderão fazê-los cair num abismo (cf. Lc 6, 39). Ensinava Dr. Plinio Corrêa de …
Pe. Dartagnan Alves de Oliveira Souza, EP - 01, Março 2025

Quaresma: tempo de renovação pela luta

O período quaresmal é um tempo em que a Igreja, muito maternalmente, chama todos os seus membros a uma renovação espiritual. E o primeiro passo a ser dado consiste em rever a forma como lutamos contra as tentações. Para bem travar essa batalha, Nosso Senhor nos oferece um perfeito exemplo …
Pe. Carlos Adriano Santos dos Reis, EP - 01, Março 2025

Como encontrar a luz num mundo de trevas?

O materialismo tecnicista de nossos dias tolda-nos as vistas para os horizontes sobrenaturais que o Senhor quis tornar patentes em sua gloriosa Transfiguração. Os avanços tecnológicos das últimas décadas descortinaram para o homem a existência de realidades jamais suspeitadas. Hoje conhecemos certas frequências, como a dos raios ultravioleta e infravermelho, …
Pe. Cyril Avinash, EP - 01, Março 2025

“Se não vos converterdes, perecereis como eles”

Era crença geral entre o povo hebreu que qualquer desgraça acontecida a alguém teria por causa seus próprios pecados ou os de seus pais. Daí o fato de em certa ocasião os discípulos perguntarem a Jesus, a respeito de um cego, se tal desventura seria culpa dele ou de seus …
Pe. César Javier Díez Juárez, EP - 01, Março 2025

A Liturgia dominical


Como nos livrarmos da impenitência e do orgulho

O filho pródigo pecou gravemente contra Deus e contra seu pai. Nem sequer o movimento sincero de sua conversão está livre de interesse pessoal: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome” (Lc 15, 17). Entretanto, ele aceita com simplicidade a humilhação de …
Pe. Eduardo Caballero Baza, EP - 01, Março 2025

Exemplos que arrastam


Quão diversos são os juízos de Deus!

Embora a devoção à santa carmelita de Lisieux, Teresinha do Menino Jesus, seja amplamente difundida, poucos são os que nela reconhecem e admiram uma virtude muito esquecida em nossos dias: a retidão! Entre as diversas qualidades sobrenaturais que ornaram sua alma, pode-se dizer que a retidão serviu-lhe de alicerce na …
Redação - 01, Março 2025

Tesouros de Mons. João


A grande lei da misericórdia

Quando temos a oportunidade de percorrer a História da Antiguidade, anterior à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto, fica-nos a impressão de que uma noite profunda reinava sobre o mundo, com uma densidade de escuridão pavorosa, da qual estavam ausentes toda bondade e harmonia no relacionamento, toda compreensão da …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Março 2025

Tema do mês


Jesus Cristo instituiu a Confissão?

Ao proclamar que a vida do homem sobre a terra é uma luta (cf. Jó 7, 1), Jó não faz senão recordar o embate ferrenho que se trava no interior de cada pessoa, na escolha entre o bem e o mal. Maculada pelo pecado, a natureza humana ficou debilitada em …
Nelson José Camilo López - 01, Março 2025

Efeitos da Confissão sacramental

Não há dúvida de que a Confissão, realizada nessas condições, é um meio de altíssima eficácia santificadora. Porque por ela: a) O Sangue de Cristo cai sobre nossa alma, purificando-a e santificando-a. Por isso, os Santos que receberam luzes vivíssimas sobre o valor infinito do Sangue redentor de Jesus tinham …
Pe. Antonio Royo Marín, OP - 01, Março 2025

Por que e como se confessar?

Judas Iscariotes, vendo que Jesus fora condenado à morte, dirigiu-se ao Templo a fim de se desfazer do dinheiro espúrio com o qual vendera seu Mestre. Chegando lá, envolto em trevas e tomado de desespero, disse aos príncipes dos sacerdotes: “Pequei, entregando o sangue de um justo!” E aqueles pérfidos …
Ir. Maria Cecília Brandão Veas - 01, Março 2025

Plinio Corrêa de Oliveira


O histórico da alma contrita

O Miserere pertence ao grupo de sete Salmos chamados penitenciais. O que é um salmo penitencial? Evidentemente, é um canto a Deus no qual o autor exprime a sua penitência. E a penitência pressupõe que ele pecou, se arrependeu e, uma vez vitorioso em seu interior esse sentimento de arrependimento, …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Março 2025

O que diz o Catecismo?


Só tenho “pecadinhos”… preciso mesmo me confessar?

Foi uma iniciativa divina que nos fez sair do nada e entrar na existência. Deus sabe bem que carregamos em nós a pecha da falta de nossos primeiros pais e que somos, também nós, individualmente pecadores. E por isso o Pai determinou que o Verbo Se encarnasse e permitiu que …
Redação - 01, Março 2025

História, mestra da vida


Um êxodo entre a vida e a morte

O sol mostrava-se sem véus naquele dia: parecia querer contemplar-se nas águas calmas do rio, ao mesmo tempo que secava as lágrimas daquela multidão desolada. Na corrente, retocada com os reflexos do astro rei, viam-se dezenas de embarcações distanciarem-se. Rumavam para outra pátria, para um continente longínquo, sem qualquer previsão …
Fernando Joaquim Costa Mesquita - 01, Março 2025

São Tomás ensina


O que é o Livro da Vida?

“O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do Livro da Vida, e o proclamarei diante de meu Pai e dos seus Anjos” (Ap 3, 5). Ao ler tal passagem do Apocalipse, quase inevitavelmente pensamos: “Seja o que for esse livro, espero que o meu …
Redação - 01, Março 2025

Vida dos Santos


A história de um monge rebelde

A história de um monge rebelde, e santo?! Na realidade, não apenas um, mas três. Estes monges encabeçaram uma fuga do mosteiro arrastando muitos atrás de si. Para onde? Para refugiarem-se num pântano e aí começar tudo de novo… “Que loucura!”, poder-se-ia pensar. Sim, caro leitor, trata-se de uma santa …
Ir. Adriana María Sánchez García - 01, Março 2025

Dona Lucilia


Alma de contrastes harmônicos

Por causa de sua grandeza de alma, Dona Lucilia se adaptava com facilidade à vontade dos outros. Nada havia que lhe pudesse abalar o ordenado equilíbrio interior. Fazia lembrar certos rios, existentes na Bacia Amazônica, tão caracteristicamente brasileiros: tranquilos em seu leito, envolvem e cobrem em sua imensa serenidade os …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Março 2025

Diversos


Primeiro vencer, depois combater!

A vida do homem sobre a terra, desde quando abrimos os olhos para este mundo até quando eles se cerrarem após o último embate, sempre foi e sempre será, queira-se ou não, uma constante luta. E a razão desta luta é a única hostilidade estabelecida por Deus: “Porei inimizades entre …
Pe. Carlos Javier Werner Benjumea, EP - 01, Março 2025

Você sabia?


…que a casa onde ”o Verbo Se fez carne” existe até hoje?

Graças a uma remota tradição, a antigos manuscritos e a recentes estudos arqueológicos, hoje conhecemos mais dados sobre a casa de Nazaré – local onde a Santíssima Virgem residiu desde a infância e recebeu o anúncio do Arcanjo São Gabriel –, que foi miraculosamente transportada por Anjos durante a invasão …
Redação - 01, Março 2025

…por que os Evangelistas são representados por quatro seres vivos?

Em torno de quatro figuras enigmáticas, frequentemente esculpidas ou pintadas nas igrejas, costumam surgir algumas interrogações: O que significam esses seres misteriosos? Qual é a sua relação com os autores dos Santos Evangelhos, ao lado dos quais aparecem? Essas representações alegóricas estão presentes na iconografia católica desde o século II, …
Redação - 01, Março 2025

Quarta capa


O que a arte nos anuncia?

Se a mais alta vocação da arte consiste em unir o celestial ao terreno, o famoso retábulo da Anunciação do Beato Fra Angélico, conservado no Museu do Prado, em Madri, é certamente uma das mais exitosas tentativas de corresponder a esse apelo. Enquadrado habitualmente na história da arte como uma …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Março 2025

Tendências e mentalidades


Como nas Bodas de Caná

Nossa Senhora, simplesmente pousando a sua mão virginal sobre uma alma cheia de defeitos e vícios, carregada de pecados, pode transformá-la num santuário. Como pela oração d’Ela, em Caná, Nosso Senhor mandou que a água se mudasse em vinho, assim também a Santíssima Virgem pode, a qualquer momento, obter de …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Março 2025
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos