Castelgandolfo - Itália (Segunda-feira, 15-07-2013, Gaudium Press) Neste domingo, o Papa Francisco teve um encontro com a população de Castelgandolfo e com muitos peregrinos reunidos na Praça em frente à residencia apostólica para rezarem o Angelus com o Santo Padre.
![]() |
O Papa falou com a multidão colocando-se em frente ao portão principal que dá para a Praça. Deste modo ele pode , ao final da oração mariana, abençoar pessoalmente os doentes, as crianças e os idosos.
O Evangelho deste domingo tratava da parábola do bom samaritano onde é apontada a indiferença de um sacerdote e de um levita da antiga lei e a "compaixão" de um samaritano.
Embora sendo mal visto pelos judeus da época, o Samaritano foi o único que se ocupou daquele pobre homem gravemente ferido e abandonado na beira da estrada pelos assaltantes que o torturaram. E assim, ele tornou-se exemplo do amor pelo próximo.
"Mas, por que é que Jesus escolhe um samaritano como protagonista da parábola?", pergunta e responde o Papa, "porque os samaritanos eram desprezados pelos judeus, por causa de diferentes tradições religiosas. E contudo Jesus faz ver que o coração daquele samaritano é bom e generoso e que... é ele que põe em prática a vontade de Deus, que quer a misericórdia mais do que os sacrifícios".
Para para o Santo Padre, "um homem que viveu plenamente este Evangelho do bom samaritano foi o santo que recordamos hoje - São Caminho de Lellis, fundador dos "Ministros dos Enfermos" ("Camilianos"), patrono dos doentes e do pessoal dos serviços de saúde". "São Camilo morreu a 14 de julho de 1614". Lembrando que, precisamente neste domingo, "tem início o seu IV centenário, que culminará daqui a um ano"
O Papa saudou "com grande afeto" os filhos e filhas espirituais de São Camilo, que "vivem o seu carisma de caridade em contato quotidiano" e deixou também uma exortação aos que atuam no campo da saúde: "Sede como ele, bons samaritanos! E também aos médicos, enfermeiros e aos que trabalham nos hospitais e casas de saúde, faço votos de que sejam animados pelo mesmo espírito".
O Papa Francisco, ao saudar a todos, pediu orações também para ele e acrescentou outra intenção de orações pela JMJ do Rio de Janeiro, onde ele estará e para onde já estão se dirigindo muitos jovens: "Rezemos por esta grande peregrinação que já começa, para que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e lhes abra os olhos para acolherem a missão que Cristo lhes dá", pediu. (JSG)
Com informações Radio Vaticana
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
