São Paulo (Sexta-feira, 08-07-2011, Gaudium Press) Primeiro prelado nipo-brasileiro, Monsenhor Julio Endi Akami será sagrado bispo neste sábado, em cerimônia na Catedral da Sé em São Paulo. Na tarde desta sexta-feira ele foi apresentado durante uma coletiva de imprensa conduzida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, na 8ª ExpoCatólica.
| Para Dom Odilo, trata-se de um momento especial para toda a comunidade japonesa/Foto: Luciano Batista |
"Estou sereno. Estes dois últimos meses foram de total preparação. Aproveitei o tempo para rezar e meditar bastante, porque sei que vou assumir uma responsabilidade muito grande", afirmou monsenhor Júlio.
Nomeado em 4 de maio deste ano pelo Papa Bento XVI, o religioso ficará responsável pela Região Episcopal da Lapa, que era conduzida por Dom João Mamede, transferido para a Diocese de Umuarama (PR) em fevereiro.
Segundo Dom Odilo "este é também um momento especial não só para a Arquidiocese, mas também para toda a comunidade japonesa, porque Monsenhor Julio será o primeiro bispo nipo-brasileiro e isso é significativo".
Monsenhor Júlio foi vigário paroquial e, depois, pároco da paróquia Santo Antônio em Cambé; reitor do Seminário Maior Palotino, em Curitiba; assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB) no Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), secretário-geral para a Formação; consultor local da Comunidade da Casa Geral, em Roma; diretor Espiritual do Seminário Maior Palotino, em Curitiba; reitor da Província São Paulo Apóstolo; professor de teologia no "Studium Theologicum".
"Para mim também tem um significado especial, porque serei sagrado bispo no dia em que a Igreja celebra a data festiva de Madre Paulina e espero seguir seu exemplo de caridade e dedicação. Assim, baseado em seus ensinamentos, levarei a minha experiência de sacerdote para todas as pastorais da região episcopal Lapa", concluiu Monsenhor Júlio.
Luciano Batista
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas