Pesqueira (Terça, 02-02-2010, Gaudium Press) O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, irá presidir, na próxima sexta-feira, 05, a cerimônia religiosa de Dedicação, por conta da reabertura da igreja de Santa Águeda, sede da diocese de Pesqueira, em Pernambuco. Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a missa celebrada por Dom Baldisseri tem sua origem no Antigo Testamento e, enraizada no coração e na tradição do povo, é celebrada pela Igreja como um dia glorioso.

Núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri
A Dedicação, pelo núncio, será realizada um dia depois da reabertura da igreja pernambucana para os fiéis, quando a imagem restaurada de Santa Águeda volta ao templo. Originária do século XIX, a catedral de Pesqueira está sendo restaurada, ampliada e reformada desde setembro de 2007 por iniciativa de seu bispo diocesano, Dom Francisco Biasin.
Conforme a CNBB, a restauração da igreja foi planejada e executada utilizando como base o estudo de fotografias antigas, dados históricos, relatos de moradores e elementos específicos de igrejas cuja construção data da mesma época. Tudo isso, para preservar o projeto arquitetônico original.
As modificações
A igreja de Santa Águeda teve grande parte do telhado, pisos, arcos, portas e janelas reformados. O presbitério ficou com apenas um altar para atender às normas sobre liturgia do Concílio Vaticano II. Já os altares laterais voltaram às dimensões originais. Embaixo de um deles estará localizada a pia batismal antiga. No outro altar, ficará um relicário.
Duas capelas também foram construídas e ficarão situadas dentro do templo. Uma ficará no lado direito e recebeu o nome de Santíssimo Sacramento. A outra ficará à esquerda da porta principal da Igreja e abrigará a imagem restaurada de Santa Águeda. O lugar que antes guardava a imagem se tornará próprio para a exposição solene do Santíssimo Sacramento.
| Cidade de Pesqueira, onde fica localizada a igreja de Santa Águeda |
A catedral ainda recebeu uma fachada posterior que ampliou a sacristia, e possibilitou a construção de um salão para reuniões, almoxarifado e banheiros. Isso tudo, porque, segundo a CNBB, durante as celebrações mais solenes, a igreja pernambucana costuma receber um grande número de padres e ministrantes.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas