Equador - Quito (Quinta-feira, 09-08-2018, Gaudium Press) Durante catequese ministrada dentro da Jornada Nacional da Juventude (JNJ) 2018, o Núncio Apostólico do Equador, Dom Andrés Carrascosa Coso exortou aos jovens do país a não terem medo e a superá-lo com a ajuda de Deus.
A catequese, que ocorreu na Igreja do Perpétuo Socorro do Centro Histórico, teve por tema a saudação do Anjo à Nossa Senhora "Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus" (Lc 1, 30). O tema foi escolhido pelo Papa Francisco para todos os encontros nacionais em preparação à Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019.
Dom Carrascosa convidou os jovens a escutarem atentos ao chamado do Senhor através de um discernimento vocacional sincero, onde não prevaleça o engano nem a mentira, mas a transparência e o querer aceitar o que Deus, com amor, designou para a vida de cada um deles.
Segundo o purpurado, para se superar os medos, o mais importante é "saber identificá-los, dar-lhes um nome e olhá-los de frente". Estes primeiros passos devem ser acompanhados da oração e da confiança a Deus, "que é um Deus que nos ama sobre todas as coisas, porque Ele é amor".
"Sejam como Maria, não tenham medo, convençam-se que podeis superá-los. Não tenhais medo de ser feliz, deixem-se querer por Deus", exclamou o Núncio recordando que Deus é a luz e o centro de nossas vidas.
O Núncio do Equador advertiu aos jovens sobre o uso das redes sociais, convidando-os a não serem narcisistas, "você e eu somos o que somos diante de Deus, não o que queremos aparentar no Facebook. Não podemos viver mendigando likes no Facebook, ou ficarmos tristes porque perdemos seguidores no Instagram e Twitter. Valorizamos mais estas coisas e não valorizamos a graça que Deus tem conosco".
Ao término do encontro, Dom Andrés Carrascosa Coso presidiu uma Missa concelebrada pelo Padre Maher Chammas, Diplomata em práticas da Santa Sede e os sacerdotes da comunidade paroquial do Perpétuo Socorro. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas