Redação (Quinta-feira, 02-07-2015, Gaudium Press) O dia 30 de junho é uma data para ser guardada a sete chaves na memória daqueles que tiveram a oportunidade de presenciar um dos marcos mais significativos da história da Igreja no Brasil. O ano era 1980, o país passava por um período de turbulências políticas. Apesar da crise econômica que afetava todos os setores, um dos fatores contribuintes daquele que seria o começo da "década perdida", como assim ficou conhecido aquele tempo, nem tudo estava perdido.
![]() |
| Papa João Paulo II cercado por fiéis durante visita a Aparecida, em julho de 1980 | Foto: reprodução |
Os momentos de crise, a preocupação com a instabilidade financeira e os inúmeros protestos pelo fim da ditadura e a volta da democracia, ficaram em segundo plano durante 13 dias. Foi o tempo suficiente para a população esquecer os problemas sociais e deixar-se ser tomada pelo espírito contagiante de alegria e Fé com a chegada do então Papa João Paulo II - hoje, São João Paulo II, canonizado em 27 de abril de 2014, junto com o também Papa João XVIII.
| João Paulo II | Foto: reprodução |
Já em solo brasileiro, Karol Józef Wojty?a, o "João de Deus", como os fiéis do Brasil se referiam a ele, logo quando desceu do avião, em Brasília, realizou um dos atos que ficaram registrados na história de seu pontificado e que foi repetido inúmeras vezes em suas viagens apostólicas seguintes: o beijo no chão brasileiro, em plena terra guardada pela graça da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A atitude foi considerada um passo para unir para sempre o coração do papa ao coração dos brasileiros.
Sem dúvida, a chegada de João Paulo II pela primeira vez em terras brasileiras - e a primeira vez de um papa a aterrissar no país - aliviou as tensões da população, além de transmitir um novo ânimo para poder seguir adiante e com a esperança de que dias melhores ainda estariam por vir.
Naquela época, ao longo dos 13 dias de estada no Brasil, o Santo Padre visitou 13 cidades diferentes (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará, Teresina e Fortaleza), sendo acolhido por diversas pessoas de todos os gêneros, classes e gostos e anunciando a todos que encontrasse pelas ruas e avenidas o Evangelho da Vida.
Cerca de 4,5 milhões de pessoas sentiram-se tocadas no coração com o tamanho impacto causado pela estada do Papa polonês. Era impossível haver quem não tivera ficado feliz e orgulhoso com a presença do 264º representante do Apóstolo São Pedro no país.
| Momento em que o Santo Padre beija o solo brasileiro após desembarcar no aeroporto de Brasília, em 1980 | Foto: reprodução |
"O Papa pensa em cada um. Ele ama a todos e a todos envia um cumprimento bem brasileiro: ‘um abraço!'. Com este gesto de amizade, recebei os meus votos de felicidades: Deus abençoe o vosso Brasil. Deus abençoe a todos vós, brasileiros, com a paz e a prosperidade, a serena concórdia na compreensão e na fraternidade. Sob o olhar materno e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil", foi o que disse São João Paulo II ao coração dos brasileiros, que mais tarde receberiam novamente a visita do Pontífice em outras duas oportunidades, em 1991, quando desembarcou em Salvador para visitar a Irmã Dulce, o "Anjo Bom da Bahia", que estava com a saúde debilitada, e em 1997, por ocasião do II Encontro Mundial do Papa com as Famílias, no Rio de Janeiro, concedendo ainda sua benção à Cidade Maravilhosa.
Por Leandro Massoni
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
