Aparecida (Quarta-feira, 25-04-2012, Gaudium Press) Durante entrevista coletiva na 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida (SP), o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer falou aos jornalistas que "o Estado é laico, mas nossa sociedade é muito religiosa".
Sobre a laicidade do Estado, Dom Odilo afirmou que é necessário "haver respeito pela liberdade religiosa de cada um"
Falando "deste lado da Igreja Católica", Dom Odilo afirmou a importância da laicidade do estado, porém, de uma laicidade bem entendida, é dizer que o Estado respeite a liberdade religiosa, que respeite as livres opções religiosas dos cidadãos, a livre expressão religiosa, ou seja, que o Estado não tenha uma religião oficial, mas que não interfira na religião".
Dom Odilo disse ainda que "a Igreja Católica não tem problemas em conviver com o Estado laico". Por outro lado, o Arcebispo de São Paulo afirmou que "existe um perigo de uma laicidade interpretada como uma espécie de pensamento único, imposto a todos os cidadãos, que exclui a presença religiosa, o pensamento religioso, fazendo que os cidadãos religiosos sejam considerados como uma segunda categoria, sendo considerado discriminação religiosa".
Dom Odilo afirmou que é necessário "haver respeito pela liberdade religiosa de cada um". O Cardeal disse ainda "que não se pretenda, em nome da laicidade do estado, impor como pensamento mais válido, o pensamento ateu, porque vai contra a mesma cultura do nosso povo".
O Arcebispo Metropolitano de São Paulo concluiu dizendo que "o estado é laico. Isto é bom e que assim seja! No entanto, a sociedade não é laica. A sociedade é religiosa, é muito religiosa! Com inúmeras expressões de religiosidade que, por tanto, o estado deve ter isso em consideração e, de acordo com a Constituição, respeitar". (LB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas