Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 02/09/2015, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, falou em seu mais recente artigo que a semana da pátria nos faz olhar para a realidade que vive o nosso Brasil de tantas faces e de tão grandes distâncias entre os mais ricos e os mais pobres que vivem nesta pátria que deveria ser terra de irmãos. Ele também faz uma reflexão sobre a Bíblia, festejada neste mês de setembro.
Com relação ao mês da Bíblia, Dom Zeno afirma que este tempo nos aponta para a Palavra de Deus que está aí ao nosso alcance, querendo nos passar uma mensagem de esperança e otimismo. Segundo o Bispo, não há nada melhor do que ouvir o grito do profeta Isaías: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é nosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar. Então se abrirão os olhos dos cegos... o coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos..." (Is 35,4-6).
Ele reforça que o profeta está cheio de esperança porque ele está convicto de que, nos tempos messiânicos, todos estes temas e problemas serão superados. Já o apóstolo Tiago, de acordo com o Prelado, que tinha vivido um longo tempo com o Senhor e estava preocupado em anunciar o Cristo vivo para as comunidades, que estavam nascendo sobre a herança de Israel, se antecipa com a sua convicção: "a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas" (Tg 2,1).
"A Carta de Tiago deixa muito claro que o cristianismo não prega e não aceita a acepção de pessoas, muito menos a discriminação, entre pobres e ricos. Certamente o nosso mundo seria muito melhor se nós déssemos mais atenção à Palavra de Deus que está na Bíblia, que temos na prateleira de nossa casa. Valeria a pena abri-la com mais frequência e buscar ali a orientação para os nossos atos e para as atitudes do dia a dia", completa o Bispo.
Por fim, Dom Zeno cita o Evangelho deste domingo, em que nós encontramos Jesus curando o surdo e mudo. Conforme ele, Jesus fez um gesto concreto, abriu-lhe a boca e os ouvidos e o homem começou a falar sem dificuldades. Para o Prelado, Jesus realiza tudo aquilo que o profeta tinha anunciado e o próprio texto de Marcos acrescenta: "Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar" (Mc 7,37).
"Estes são os tempos messiânicos que, ao longo de todo o Antigo Testamento, estavam sendo esperados. Ele é de fato, o Messias, o Salvador da humanidade", conclui. (FB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas