| Encontro também serviu para os cardeais apresentarem suas opiniões principalmente sobre o tema da liberdade religiosa |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-11-2010, Gaudium Press) Liberdade religiosa e liturgia foram os temas do encontro matutino da Jornada de Reflexão e Estudo do Santo Padre com os membros do Colégio Cardinalício na Sala Sinodal no Vaticano, encontro, como já dito, para aprofundar temas urgentes para a Igreja moderna.
Em seu discurso aos cardeais, Bento XVI reafirmou que o relativismo tornou-se uma verdadeira "ditadura" que se arrisca a destruir o mundo de hoje.
"A relação entre verdade e liberdade é essencial, mas hoje se encontra diante do grande desafio do relativismo, que parece completar o conceito de liberdade, mas na realidade se arrisca a destruí-la propondo-se como uma verdadeira 'ditadura'. Nos encontramos, portanto, em um tempo de difícil trabalho para afirmar a liberdade de anunciar a verdade do Evangelho e das grandes aquisições da cultura cristã", disse Bento XVI.
Falando sobre a liturgia, o Santo Padre abordou a importância essencial da mesma na vida da Igreja. O encontro dessa manhã durante a oração da Hora Média, e abordou dois temas: o da liberdade religiosa, apresentado pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone; e o da liturgia, pelo Prefeito da Congregação para o Culto Divino, o cardeal Antonio Cañizares Llovera.
O secretário de Estado apresentou a situação da liberdade religiosa em todos os continentes onde a Igreja Católica está presente. Neste aspecto, falou-se novamente sobre os problemas da secularização no Ocidente e da liberdade religiosa nos países islâmicos. Sobre o tema da liturgia, foi ressaltada a importância da fidelidade à vigente disciplina litúrgica.
O encontro foi também uma ocasião para os cardeais apresentarem suas opiniões. Conforme comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, os 18 cardeais fizeram suas intervenções principalmente sobre o tema da liberdade religiosa. Como disse depois do encontro Dom. Donald Wuerl, arcebispo de Washington, o tema da liberdade religiosa na China "foi colocado, mas não foi muito desenvolvido".
A parte da manhã do dia de reflexão e oração se concluiu com um almoço. À tarde os cardeais se encontrarão com o Papa de novo para discutir os temas do acolhimento dos fiéis, sacerdotes e bispos ex-anglicanos que querem entrar na Igreja Católica, dos dez anos da Instrução "Dominus Iesus", e dos casos de abusos sexuais por parte do clero.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas