
A Santa Missa, presidida pelo Papa no parque "Il Prato" em Arezzo iniciará a visita.
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 25-04-2012, Gaudium Press) Depois da viagem internacional ao México e a Cuba, o Santo Padre fará no próximo dia 13 de maio a primeira visita pastoral na Itália, à diocese de Arezzo, visitando a cidade, La Verna e Sansepolcro na região da Toscana, uma das mais belas do país.
Hoje foi divulgado o programa oficial do Vaticano. Para a visita do Papa foi organizada uma coleta em dinheiro para os fiéis mais pobres "de maneira que não só sejam evitados os disperdícios, mas se ofereça a todos a possibilidade de prover às necessidades dos mais necessitados em decorrência da presente crise que - como é sabido - não poupou de maneira alguma o território da província de Arezzo", escreveu na carta aos presbíteros o arcebispo, Mons. Riccardo Fontana.
Bento XVI passará na diocese de Arezzo todo o dia 13 de maio. Partirá em helicóptero do Vaticano às 8 da manhã e depois de uma hora chegará no Estádio Municipal "Cidade de Arezzo". No momento da aterrissagem, em homenagem ao Papa, soarão todos os sinos da diocese.
A Santa Missa, presidida pelo Papa no parque "Il Prato" em Arezzo iniciará a visita. Durante a celebração o pontífice proferirá uma homilia e no fim conduzirá a oração "Regina Coeli". Em seguida fará uma oração em privado na Catedral de São Donato de Arezzo. Na sede do Episcopado da cidade o Santo Padre encontrará os bispos da Toscana para um almoço.
Às 5 horas da tarde, Bento XVI partirá em helicóptero do Estádio Municipal "Cidade de Arezzo" para La Verna, a segunda etapa de sua visita, onde irá ao Santuário de La Verna para proferir um discurso para as várias comunidades religiosas, a dos Frades Menores, a das Monjas Clarissas da Toscana e as religiosas residentes em Chiusi della Verna.
Às 19 horas o Santo Padre irá, mais uma vez em helicóptero, para sua terceira etapa, Sansepolcro, onde visitará em privado a Co-Catedral e encontrará os cidadãos na Piazza Torre de Berta para fazer um discurso aos presentes. A volta para o Vaticano está prevista para as 21H15.
Arezzo é ligada a São Donato, antigo bispo do século III, venerado na cidade. Por isso o lema da visita pastoral de Bento XVI é "Pedro vem encontrar Donato". A cidade foi visitada também por São Francisco, Padroeiro da Itália.
Sansepolcro festeja mil anos de sua fundação e é a única cidade toscana construída a partir de um projeto teológico.
Foi instituída pelos peregrinos Arcano e Egídio há mil anos, que ao retornar de Jerusalém, edificaram às margens do rio Tibre uma aldeia onde se vivessem grandes temas evangélicos.
O nome da cidade, Sansepolcro, portanto, foi dado em memória do Santo Sepulcro de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Jerusalém. (AA/NE/JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas