Rio de Janeiro - (Segunda-feira, 15-07-2013, Gaudium Press) Jovens de todo o mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro para reflexionar sobre a fé e estar próximo do Papa. Eles poderão encontrar inspiração em outros jovens que neste mundo percorreram o mesmo caminho que eles: são os Santos Patronos da Jornada Mundial da Juventude.

Antes de sua renúncia, Bento XVI indicou 18 santos e beatos para serem patronos, intercessores e modelos para os jovens da JMJ Rio2013.

Alguns deles são especialmente importantes para os católicos do Brasil e da América Latina, como Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro canonizado, Santa Rosa de Lima, a primeira santa da América e Santa Tereza dos Andes, a primeira chilena canonizada.

Entre os patronos estão também santos de outros continentes como Santa Teresa de Lisieux, lembrada por sua confiança em Deus; Santo Andre Kim, mártir e São Sebastião, mártir, exemplo de valentia e Patrono do Rio de Janeiro.

Outros patronos da JMJ Rio 2013 ainda não são canonizados. Por exemplo, o Papa João Paulo II, grande impulsionador das Jornadas Mundiais da Juventude; a Beata Chiara Luce Badano, que morreu aos 19 anos, e a Beata brasileira Albertina Berkenbrock, martirizada em 1931 por defender a virgindade.

Entre os Patronos da JMJ está o jovem, Pier Giorgio Frassati. Em 2008, suas relíquias estiveram em Sydney para a JMJ da Austrália. Este ano ele é também um dos modelos apontados para os Jovens que estarão no Rio de Janeiro. (JSG)

Com informações Rome Reports