Porto Alegre - Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 04/07/2014, Gaudium Press) A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), através do projeto "Ospa nas Igrejas", realiza apresentações em duas paróquias pertencentes à Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. O evento possui entrada franca e é aberto ao público em geral.

A primeira parada ocorreu no dia 3 de julho, às 20h30, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na Zona Norte da capital gaúcha. O outro concerto será realizado no domingo, dia 6 de julho, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada na Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos, número 53, no Centro da cidade de Viamão. Nas duas ocasiões a regência é do maestro Tiago Flores.

No repertório das apresentações estão músicas orquestrais compostas em diferentes regiões da Europa, entre os séculos XVII e XIX. O programa é composto por "Trompete Voluntário", do inglês Henry Purcell (1659-1695); a "Sinfonia nº 40" e a "Pequena Serenata Noturna", do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); o "Adágio em Sol menor", do italiano Tomaso Albinoni (1671-1751); o intermezzo da ópera "Cavalleria Rusticana", do também italiano Pietro Mascagni (1863-1945); e a abertura "Egmont", que o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) escreveu para a peça homônima de Goethe.

Ospa

A Ospa foi fundada em 1950, tendo à sua frente o maestro Pablo Komlós, regente húngaro que a dirigiu até 1978 e foi responsável pela permanência, solidificação e prestígio adquirido pela orquestra gaúcha em todo o país. Depois do falecimento de Komlós, a Ospa teve como regentes titulares os maestros David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Cláudio Ribeiro, Íon Bressan e Isaac Karabtchevsky. Atualmente, seu diretor artístico é o maestro Tiago Flores. A Ospa é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura. (FB)