Omaha-USA (Sexta-feira, 02-03-2012, Gaudium Press)  Quem viu o filme "The Boys Town", de 1938, estrelado pelo ator Spencer Tracy, tem um motivo a mais para alegrar-se: a Arquidiocese de Omaha, Estados Unidos, iniciará o processo de canonização do Padre Edward Flanagan.

Fr.-Flanagan.jpg
 Padre Flanagan
Padre Flanagan é o sacerdote que por sua dedicação aos meninos carentes serviu de inspiração para o filme. Ele fundou um orfanato para meninos em uma casa de Omaha em 1917, e trabalhou incansavelmente no acolhimento e educação de crianças em situação de risco, até sua morte, em 1948...

A Cidade dos Meninos (The Boys Town), como é conhecida sua instituição nos Estados Unidos , desenvolveu-se e hoje, em todo país, é a maior instituição religiosa dedicada ao cuidado de crianças e famílias através do tratamento de problemas comportamentais, emocionais e físicos.

A pedido da "Father Flanagan League Society of Devotion (FFLSD) o arcebispo George Lucas aceitou a responsabilidade de promover o processo de beatificação do Padre Flanagan e anunciou que a Arquidiocese abrirá a causa de canonização no dia 17 de Março, Dia de São Patrício, diante do túmulo do sacerdote, localizado nos terrenos da Cidade dos Meninos, em Omaha.

boystown.jpg
"Sem Deus no início, só pode haver confusão
no final", assim pensava Padre Flanagan.
Nesse dia o Padre Flanagan será nomeado Servo de Deus e um grupo de membros do tribunal se reunirá para analisar o trabalho, ação e tudo que for relativo à vida dele.

"Por muitos anos, na comunidade de Omaha, e também para além dela, é venerada a memória do Padre Edward Flanagan", disse Dom Lucas. "Estou feliz por podermos iniciar o processo que examinar a santidade que era evidente em sua vida e ministério", asseverou o arcebispo de Omaha.

A Liga Padre Flanagan (FFLSD) reuniu testemunhos de seis pessoas, com eles procurará provar junto à Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, que PFlanagan é responsável por vários milagres, todos eles envolvendo a cura de doenças.

Padre Edward Falagan nasceu em Country Roscommon, Irlanda, em 13 de junho de 1886. Em 1904 foi para os Estados Unidos, onde foi ordenado no ano de 1912. (JSG)