Bahia, (Quarta, 26-11-2008, Pascom) Os fiéis da Arquidiocese de Salvador estão mobilizados para as homenagens a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Na capital, seis paróquias que são dedicadas à Conceição de Maria terão programação especial. Algumas a partir do dia 29 de dezembro (sábado) com o início da novena de preparação para a festa e outras com o tríduo a partir do dia 05 de dezembro. Na data festivo, 08 de dezembro, missas e procissões integram as ações desenvolvidas. Confira as atividades de cada paróquia no fim do texto.
A festa da Imaculada Conceição de Maria tornou-se obrigatória a toda a cristandade a partir de 1708, pelo papa Clemente XI, mas desde a origem do cristianismo Maria foi venerada pelos fiéis como a "Toda Santa". A crença de que mãe de Jesus havia sido concebida sem pecado, já povoava a mente e o coração do povo desde os primórdios do cristianismo, mas demorou alguns séculos para que isso fosse oficializado. Só no dia 08 de dezembro de 1854, o papa Pio IX proclamou como verdade de fé aquilo que o povo já afirmava: o dogma da Conceição de Maria.
Padroeira também de Portugal, a devoção a Nossa Senhora da Conceição foi difundida no Brasil pelos portugueses, no período Imperial. Antes mesmo de a Igreja proclamar o dogma da Imaculada, os espanhóis e portugueses já eram devotos a Nossa Senhora e, em suas conquistas além-mar, embarcaram também o amor pela Santa. Foi assim em todas as colônia portuguesas.
Tradicionalmente a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio é a mais procurada pelos baianos para renderem graça a padroeira do estado e a devoção se confunde com a história da cidade do Salvador. O primeiro governador geral Tomé de Sousa erigiu a primeira igreja em 1549. Houve três construções depois, até chegar a que é hoje. Em 1623, o templo é elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e, em 1736, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia decide reedificá-lo. Manoel Cardoso de Saldanha assina o projeto que veio de Portugal.
Localizada na região portuária, a igreja recebia quem chegava à cidade, estabelecendo-se pouco a pouco como um santuário. Em 1946, recebeu o título de Basílica Menor, devido à sua relevância. A pedido dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III, o Papa Paulo VI decretou em 1971 Nossa Senhora da Conceição da Praia a padroeira da Bahia.
Programação na Arquidiocese de Salvador
Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia
Tema da festa: Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher": A Imaculada Conceição da Praia
Novenário: até o dia 7 de dezembro, às 19h30.
Dia 8 de dezembro: Missas às 6 horas, 7h30, 15:30 e 18h. Às 9h30, missa solene presidida pelo bispo auxiliar Dom Gregório paixão, OSB. Na seqüência procissão com a Venerável Imagem de Nossa Senhora da Conceição culminando com a Benção do Santíssimo Sacramento.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Periperi
Tema da festa: Como Maria somos missionários (as) em defesa da vida e da paz.
Novenário: até o dia 7 de dezembro, às 19h30, na Matriz.
Dia 8 de dezembro: Missa às 8 horas, seguida de procissão e confraternização.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Lapinha
Tríduo: 5 a 7 de dezembro, respectivamente às 19:30, 17 e 7:30, na Matriz. Após as celebrações quermesse na praça em frente à igreja.
Dia 8 de dezembro: procissão da Soledade à Matriz, às 18 horas. Missa solene às 19h.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Itapuã
Tema da festa: A Imaculada Conceição, templo do amor de Deus e advento para a missão da Igreja
Novenário: até o dia 7 de dezembro, às 19 horas.
Dia 8 de dezembro: Missas às 7 e 9. Procissão às 16 horas, saindo da matriz e missa festiva às 18 horas.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Tororó
Tema da festa: Deus enviou seu filho que nasceu de uma mulher
Novenário: até 7 de dezembro, na matriz.
Dia 8 de dezembro: procissão às 18 horas, seguida da Missa Solene às 19:30.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Valéria
Dia 8 de dezembro: - Missa às 17 horas, seguida de procissão saindo da Igreja Matriz.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas