Castel Gandolfo (Quarta-feira, 15-08-2012, Gaudium Press) Hoje na festa da Assunção da Virgem Maria o Santo Padre encontrou-se com os fiéis para a recitação do Ângelus ao invés da audiência geral. As 8H o Papa celebrou a Missa na igreja paroquial de Castel Gandolfo. "A Assunção é uma realidade que toca também a nós, porque nos indica de modo luminoso o nosso destino, o da humanidade e da história", afirmou o Papa no Ângelus.
Vieram muitos peregrinos a Castel Gandolfo para encontrar o Santo Padre, mesmo com o forte calor desta manhã. No início, quando Bento XVI apareceu no balcão no pátio interno do Palácio Apostólico, as pessoas o saudaram com um alegre e forte: "Viva o Papa".
O Santo Padre repetiu na reflexão antes da recitação do Ângelus o tema da homilia desta manhã - o sentido profundo da festa da Assunção da Virgem Maria. Ele recordou também a história do dogma proclamato por Pio XII em 1950.
"Para entender a Assunção temos que olhar a Páscoa" do mistério da morte e a ressurreição do Senhor, observou o Papa. Por isso também a Assunção de Maria ao Céu é "portanto o mistério da Páscoa de Cristo plenamente realizado n'Ela".
"Mas a Assunção é uma realidade que toca também a nós, porque nos indica de modo luminoso o nosso destino, o da humanidade e da história. Em Maria, de fato, contemplamos aquela realidade de glória a qual é chamado cada um de nós e toda a Igreja".
![]() |
| A Assunção de Maria ao Céu é “o mistério da Páscoa de Cristo plenamente realizado n’Ela”, afirmou o pontífice. |
A Assunção nos recorda também uma mensagem de esperança para nós porque "nos abre ao futuro luminoso que nos espera, nos convida também com força a confiarmos mais em Deus, a seguir a sua Palavra, a buscar e cumprir a sua vontade todos os dias: é esta a via que nos torna "bem aventurados" na nossa peregrinação terrena e nos abre as portas do Céu", disse o Papa.
Em palavras para os peregrinos de língua espanhola, o Papa disse: "na festa da Assunção da Virgem Maria contemplamos a Mãe de Deus participando com seu corpo e alma na gloria do Céu. Nela vemos já realizada a plenitude de vida para a qual estamos todos chamados. Que a certeza de sua intercessão maternal sobre cada um de nós fortaleça nossa esperança e acrescente nosso amor".
Bento XVI dirigiu também uma saudação especial aos peregrinos de língua portuguesa, em modo particular cumprimentou os peregrinos brasileiros de Umuarama e Paranavaí. "Sobre cujos passos - disse - e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, as maiores bênçãos divinas. Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo! Ide com Deus". (AA/JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
