Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) Faleceu ontem pela manhã aos 76 anos de idade o cardeal norte-americano, John Patrick Foley. O purpurado foi durante muito tempo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e nos últimos anos, antes da aposentadoria, atuou como grão mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
![]() |
Cardeal Foley era sacerdote desde 1962 |
Em um telegrama de pêsame enviado ontem, o Papa recordou com palavras cordiais o saudoso purpurado, desejando que "seu empenho pela presença da Igreja na mídia possa inspirar outros a empreender este apostolado tão essencial para o anúncio do Evangelho e o progresso da nova evangelização".
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, também se pronunciou a respeito do falecimento do pupurado. Em entrevista a Rádio Vaticano, ele disse: "Estou muito tocado pessoalmente apesar de sereno, pela morte do Cardeal Foley".
Segundo o sacerdote, Cardeal Foley sempre foi uma pessoa que todos aqueles que o conheceram, o admiraram e o amaram muito pela sua gentileza, pela sua espiritualidade: "era um homem realmente de grande nível espiritual. Todos aqueles que se aproximaram dele, também nestes últimos anos, mesmo durante sua doença, o admiraram muito. Estou certo que ele personificou no melhor modo a relação amigável, aberta, atenta, da Igreja com o mundo das comunicações sociais, não tanto como mundo impessoal, mas como mundo de pessoas", disse.
Cardeal John Patrick Foley
Cardeal Foley foi ordenado sacerdote em 1962. Em 1984, o Papa João Paulo II lhe confiou o cargo de presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, do Centro Televisivo Vaticano e da Filmoteca Vaticana. Foi criado cardeal pelo atual pontífice em 2007, junto com a nomeação de Grão Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.