Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-04-2011, Gaudium Press) "A tragédia da morte no mar de um grande número de imigrantes que tentam alcançar a Europa pela costa setentrional tocou profundamente o Santo Padre, que segue acompanhando e com preocupação os acontecimentos dos imigrantes neste período dramático", declarou em nome do pontífice o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi.
| Cerca de 250 imigrantes, vindos principalmente da Tunísia e Líbia, perderam a vida ao tentar chegar em Lampedusa |
Ontem à noite, no canal da Sicília, perderam a vida cerca de 250 pessoas que tentavam desembarcar na ilha italiana de Lampedusa, fugindo principalmente dos conflitos na Tunísia e Líbia. O primeiro pedido de socorro na Itália chegou de Malta. No porto de Lampedusa foram resgatadas com vida 53 imigrantes, das 300 prováveis pessoas que estavam a bordo do barco.
"O Santo Padre e toda a Igreja - continuou o porta-voz vaticano - recordam na oração todas as vítimas de todas as nacionalidades e condições, também mulheres e crianças, que perdem a vida na terrível viagem para fugir da situação de pobreza ou de injustiça ou de violência que os atinge, na busca de proteção, acolhimento e condições de vida mais humanas."
Em resposta aos jornalistas, Padre Lombardi ressaltou que entre "as vítimas destas tragédias no Mediterrâneo há imigrantes eritreus católicos que se encontravam na Líbia e participavam também da vida da comunidade católica". Até agora, este ano, aconteceram 390 desembarques e chegaram 25.867 pessoas.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas