006D7RIO001_1.jpg
Monsenhor Felipe Heredia Esteban

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-10-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta terça-feira, 04, novos nomes para assumir os postos de prelados auditores do Tribunal da Rota Romana e de cerimoniários papais do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Como prelados auditores foram designados os monsenhores Vito Angelo, do clero da Diocese de Avellino, na Itália, até o momento defensor do vínculo do Tribunal da Rota Romana, e Felipe Heredia Esteban, do clero da Diocese de Calahorra e La Calzada, da Espanha, até o momento juiz do Tribunal da Rota da Nunciatura Apostólica de Madri.

Como cerimoniários papais foram nomeados outras duas pessoas dos escritórios da Cúria Romana: Kevin Gillespie, oficial da Secretaria de 2ª classe na Congregação para o Clero, e Massimiliano Mateo Boiardi, FSCB, oficial da Secretaria de 2ª classe na Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado.

Cerimoniários papais
Os cerimoniários papais têm a missão de assistir o Papa nas funções sagradas e, em determinadas circunstâncias, também os cardeais, como por exemplo nos consistórios, em que tomam posse do título cardinalício; missas ou qualquer outras função sacra celebrada com um especial solenidade; e missões papais.

Eles também são responsáveis por preparar e guiar, sob a direção do Mestre dos Cerimoniários Pontifícios, as ordenações dos bispos e abades que estejam em Roma sob o mandato do Santo Padre, e outras celebrações que sejam estabelecidas pelo Mestre. (AA).