Abruzzo (Terça, 28-04-2009, Gaudium Press) O Papa fez hoje sua tão esperada visita à região de Abruzzo, a mais devastada pelo terremoto do dia 6 de abril, na Itália. Gaudium Press já havia adiantado a visita do pontífice à área, após a confirmação da viagem pelo diretor da Sala de Impresa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. O Papa esteve nas cidades de Onna e Aquila, onde visitou locais de tendas de desabrigados e conversou com as equipes de socorro.
Por volta das 9 horas, Bento XVI deixou o Vaticano com destino a Onna. Devido ao mau tempo, o trajeto foi feito pelo comboio papal de automóvel, e não de helicóptero, como havia sido programado. Na área de tendas de Onna, o Papa abraçou e conversou com os desabrigados e rezou pelas vítimas.
"Quis vir, pessoalmente, a esta terra esplêndida e ferida, que está vivendo dias de grande dor e luto, para exprimir, de modo direto, a minha cordial solidariedade. Estive ao lado de vocês desde o primeiro momento, quando recebi a notícia deste violento abalo sísmico. Segui, com apreensão, os acontecimentos e partilhei das suas lágrimas pela perda de seus entes queridos e de seus bens", declarou o Santo Padre.
"Fiquei admirado pela coragem, a dignidade e a fé, com as quais vocês enfrentaram esta dura provação, demonstrando a grande vontade de jamais ceder às adversidades. Vocês não desanimaram. Pelo contrário, têm uma força de vontade que suscita esperança".
Em um clima de forte comoção com os presentes, o Papa expressou sua solidariedade com todos que agora vivem em tendas e carros, não obstante o frio e a chuva habituais da cidade. Referiu-se aos tantos jovens, "obrigados bruscamente a enfrentar a dura realidade" e a interromper seus estudos, e as pessoas idosas, "privadas dos seus costumes habituais".
Além de reunir-se com a população, o Papa também esteve com as equipes de resgate e socorro que permanecem em Aquila. Voluntários, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, todos ouviram as palavras de conforto do pontífice. O prefeito da cidade, Massimo Cialente, o arcebispo, monsenhor Giuseppe Molinari, e o presidente da região de Abruzzo - equivalente, no Brasil, a governador -, Gianni Chiodi, também participaram do encontro.
Bento XVI disse que a sua presença na região é um forte sinal "do fato de que Jesus, crucificado e ressuscitado, não nos abandona; ele não deixa de seguir o futuro de cada um de vocês; ele não é surdo ao grito preocupado de tantas famílias que perderam tudo. Espero que esta cidade e esta terra possam ressurgir!".
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas