Roma (Quinta, 03-06-2009, Gaudium Press) Em entrevista ao jornal italiano "Il Sole 24 ore", publicada hoje, o ex-porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, diz acreditar que a divulgação das cartas entre Karol Wotjyla e a polonesa Poltawska - noticiada ontem por Gaudium Press - não atrasará o processo de beatificação de João Paulo II. Poltawska era uma amiga de juventude de João Paulo II e guardou durante muitos anos uma série de correspondências trocadas entre os dois, até divulgar parte delas em recente livro.
Navarro-Valls lembrou que "seguramente, o escrutínio do exame de integridade documental dará trabalho, mas o processo segue em frente, não para. As duas passagens-chave "técnicas" que faltam - o decreto sobre as virtudes heróicas por parte dos cardeais e bispos da Congregação e a publicação do decreto sobre o milagre - podem acontecer ainda este ano. Então, o Papa Bento XVI poderá decidir a data de proclamação de beatificação, mas pode fazê-lo em qualquer momento".
O ex-porta-voz descarta qualquer alegação de que teria influenciado algumas decisões do Papa João Paulo II e também qualquer relação "especial" entre o Papa e a senhorita Poltawska. Como o cardeal Dziwisz em entrevista ao jornal "La Stampa", também ele critica a decisão da polonesa de tornar públicas as cartas após o início do processo.
"Naturalmente, não ter colocado a disposição do postulador estas cartas e nesse meio-tempo providenciar a publicação, ainda que parcial, em livro, pode fazer nascer a suspeita de que se queira colocar em evidência uma relação especial com o Papa...", observou o ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Joaquín Navarro-Valls foi, por 22 anos, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Nascido em Cartagena, na Espanha, em 16 de novembro de 1936, estudou na "Deutsche Schule" ("Escola Alemã") e na Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Barcelona, e Jornalismo na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Navarra. Obteve bolsa de estudos do "Seminário Internacional" na Universidade de Harvard, nos EUA. Em 1996, tornou-se professor visitante na Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Desde janeiro de 2007 é presidente do Advisory Board da Universidade Campus Bio-Médico de Roma.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas