Brasília (Segunda-feira, 01-11-2010, Gaudium Press) Em razão do Dia dos Finados, que será celebrado amanhã em todo o mundo pelos fiéis da Igreja Católica, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, proferiu algumas palavras a respeito da data, recordada por sacerdotes com a celebração de missas em cemitérios e paróquias.
![]() |
| Conforme o prelado, a plavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou |
Segundo Dom Dimas, o Dia de Finados é uma data na qual os católicos se lembram daqueles que estão na presença de Deus. Isto porque, "para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final. A palavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou", declarou o prelado, para quem a celebração de amanhã "é um ato de gratidão ,caridade e uma consequência da fé".
O secretário-geral da CNBB também falou a respeito da indulgência plenária que é concedida àqueles que visitam e rezam pelos mortos. Conforme o prelado, esta indulgência pode ser passada aos falecidos. "Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados", declarou.
Sobre a questão da indulgência, o prelado explicou que a Igreja Católica não se esgota na realidade daqueles que caminham neste mundo, mas se estende àqueles que estão na casa de Deus. Segundo Dom Dimas, a Igreja é o corpo de Cristo, não sendo composta somente da "Igreja militante, que são os que caminham, mas também da Igreja Triunfante, que insere os que estão no céu, e da Igreja padecente, que se constitui dos que ainda aguardam a manifestação gloriosa do Senhor".
Com informações da CNBB.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
