Mandaguari (Quarta-Feira, 13/11/2013, Gaudium Press) A paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Mandaguari, no Estado do Paraná, completará no dia 7 do próximo mês 70 anos de história. Ela foi criada pelo decreto do bispo de Jacarezinho, dom Ernesto de Paula, em 08 de dezembro de 1943. O seu primeiro vigário, padre Antônio Lock, foi empossado no dia 17 de março de 1944.
Com a região crescendo, logo se fez necessário iniciar a construção do templo da matriz. Foi então que em janeiro de 1949, o bispo aprovou o anteprojeto da construção. Em 15 de setembro do mesmo ano, ocorreu o lançamento da pedra fundamental e começaram as primeiras escavações do alicerce, realizadas diariamente por 40 homens, que foram concluídas em abril de 1950.
As comemorações dos 70 anos da paróquia vêm acontecendo desde o dia 8 de dezembro de 2012, data que deu início ao Ano Jubilar. Uma comissão formada para este acontecimento, inicialmente fez uma pesquisa junto à comunidade para descobrir o que ainda estava vivo na memória das pessoas, especialmente as pessoas idosas.
A abertura do Jubileu aconteceu no dia 1º de maio deste ano, quando foi relembrado pelos paroquianos a Festa da Lavoura, tradicional evento na cidade no início da paróquia. A festa era caracterizada pelo fim das colheitas e a Igreja, junto com os agricultores, rezava na intenção de agradecer e pedir a Deus que a próxima safra fosse ainda mais produtiva. Houve desfile com os agricultores e também alguns maquinários, representando o passado (máquinas antigas) e o presente (novas tecnologias).
As atividades festivas seguiram durante o ano, e todos os meses houve um enfoque nos 70 anos da paróquia como, por exemplo, nos Tapetes de Corpus Christi, nas festas juninas entre outros. Outro destaque foi a Semana da família, que resolveu homenagear os casais que se casaram na Paróquia e estão completando Bodas de Ouro. Ao todo foram 51 casais que receberam homenagem numa celebração especial.
Segundo o pároco padre Antônio Luiz Radigonda, comemorar 70 anos de uma paróquia é reviver um passado, é retirar aquilo que foi bom para reavivar o presente e planejar um futuro. "Os eventos vêm como um incentivo para que todos conheçam a história e queiram participar do futuro", ressaltou. O sacerdote ainda completou: "Damos graças a Deus por tudo que está sendo realizado, por todas as pessoas que fizeram parte do passado, os que estão na paróquia hoje jovens, crianças e adultos: Caminhemos na vontade de Deus".
É importante salientar ainda que estão presentes na paróquia com seu serviço pastoral as irmãs franciscanas da Sagrada Família. Elas desenvolvem os seguintes trabalhos: ornamentação e cuidados das alfaias da Igreja, coordenação paroquial dos grupos de reflexão, catequese, liturgia, pastoral da pessoa idosa, COMIPA e participação no CPP.
O encerramento das comemorações do Jubileu de Vinho da Paróquia Nossa Senhora Aparecida será realizado no dia 7 de dezembro, com a missa jubilar, onde serão expostas muitas fotos antigas e será lançado um jornal contendo todos os eventos realizados durante este Ano Jubilar. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica localizada na Rua João Ernesto Ferreira, número 320. Mais informações pelo telefone (44) 3233-1353. (FB)