São Leopoldo - Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 29/07/2014, Gaudium Press) A Pastoral Familiar da área de São Leopoldo, pertencente à diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia 16 de agosto a 20ª Caminhada da Família, que marcará o encerramento da Semana Nacional da Família, celebrada pela Igreja Católica de 10 a 16 de agosto. Os organizadores do evento, que será realizado com qualquer tempo, estimam a participação de pelo menos 5 mil pessoas.
De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Novo Hamburgo, a caminhada quer ser uma manifestação pública dos católicos em prol da força, valorização, apoio e reconhecimento da importância da família para a sociedade. Além disso, os católicos irão às ruas para manifestar publicamente o valor da igreja doméstica para a sociedade. O evento será motivado pelo lema da Semana Nacional da Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) "A espiritualidade cristã na família: o casamento que dá certo".
A programação da caminhada terá início às 8h30min, com a concentração dos participantes em frente ao largo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, a partir das 9h, será realizada a celebração da Santa Missa. Após a cerimônia, os fiéis percorrerão as ruas Brasil e Independência até a duplicação com a Avenida João Corrêa. Na parte duplicada da Rua Independência, as famílias participarão de um momento forte de reflexão e bênção. No mesmo local, haverá o Abraço da Paz. No final, pães serão abençoados e distribuídos à multidão. Ao longo do percurso, balões e faixas farão parte do cenário. Além disso, padres e diáconos abençoarão lojas e casas.
Haverá ainda um momento de reflexão e benção final, além do abraço da paz. Pães também serão abençoados e depois distribuídos aos participantes. As reflexões ficaram a cargo dos padres Marco Antônio Leal e Sésio Júnior Bitello, das paróquias Beato José de Anchieta (Vila Duque) e Nossa Senhora Aparecida (Scharlau). A animação será conduzida por um grupo dos movimentos de jovens das igrejas do núcleo leopoldense.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição fica localizada na Praça Tiradentes, número 68, no Centro de São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3592-1003. A história da igreja teve início há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que deu lugar ao prédio existente hoje.
História da Caminhada da Família
Há 20 anos um grupo de casais que participava dos movimentos e pastorais da Igreja Católica de São Leopoldo, inspirados nos apelos do Papa Beato João Paulo II, sobre a importância da família e sua missão evangelizadora, sentiu a necessidade de ir às ruas demonstrar que a instituição vai bem, especialmente aquela que está alicerçada na Fé.
A primeira caminhada ocorreu em 1994, com a participação de 500 pessoas. Sendo que, ao longo de sua história, a procissão já contabilizou 35 mil participantes. Segundo estimativa da Guarda Municipal, no ano passado, a caminhada reuniu 10 mil pessoas. (FB)
Seções
Doutrina
Arte e Cultura
Primeiro Sábado
Mais ouvidos
Eles querem doar a vida a Deus, mas precisam de você!
Faça parte você também desta linda missão, ajude os Arautos a evangelizar pelo mundo, ajude a formar sacerdotes para a messe do Senhor e apoiar os estudos e despesas de manutenção das irmãs Regina Virginum.
Faça sua doação
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas