Jerusalém - Israel (Quarta-feira, 06-07-2016, Gaudium Press) O Patriarca Emérito Latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, concedeu sua primeira entrevista ao informativo do Patriarcado Latino de Jerusalém a partir da notícia de aceitação de sua renúncia por idade e a nomeação do Padre Pierbattista Pizzaballa, anterior Custódio da Terra Santa, como Administrador Apostólico. O prelado fez um balanço dos desafios que esperam ao Patriarcado no futuro imediato e esclareceu que sua missão sacerdotal continua.
![]() |
"Cheguei ao fim de minha missão como Patriarca, no entanto minha missão como sacerdote, amigo e cidadão continua", explicou. Dom Twal comentou que ao observar o percurso de sua vida passada descobriu "a presença da mão de Deus, uma mão que nos salva, nos sustenta e outra mão que nos indica o caminho correto para continuar". A retirada de seu apostolado como cabeça do Patriarcado lhe induz a pensar que é o momento de ser mais um espectador do que um protagonista.
Também destacou a experiência do novo Administrador Apostólico, que serviu como Custódio da Terra Santa por 12 anos e portanto tem um bom conhecimento da realidade local, além de ter sido Vigário do Patriarcado Latino para a comunidade de língua hebreia. Sobre a inquietação despertada pelo fato do Padre Pizzaballa não falar árabe, o Patriarca emérito manifestou sua confiança na boa vontade de todos os sacerdotes em ajudar ao seu novo prelado e recordou que na atualidade o número de fiéis estrangeiros na Terra Santa supera ao dos membros das comunidades de língua árabe. Os desafios destacados incluem o sustento de delicadas relações com os governos de Israel, Palestina e Jordânia.
Fazendo um balanço do estado atual da Igreja local, o Patriarca emérito descreveu a difícil situação dos cristãos na região, e o esquecimento dos crentes na Terra Santa devido a dramática situação em países vizinhos. "Ao novo Administrador, eu lhe diria que deve ter continuamente o valor de falar, de dizer a verdade, nada mais e nada menos", comentou. "Há muitos que preferiram nosso silêncio, porque nosso discurso é incômodo. É necessário falar com cuidado e respeito, mas falar, criar consciência e alimentar estas relações que temos construído internacionalmente e ao longo do caminho".
Finalmente o prelado recordou que a relação mais importante é "nossa relação com o Senhor, com nossos irmãos e nossas comunidades religiosas, esses são nossos maiores bens". O Patriarca Twal anunciou que necessita descansar e habituar-se a um novo ritmo de trabalho, mas que permanece disponível para os Bispos e sacerdotes para ajudar-lhes no que seja possível em seu trabalho pastoral. Também anunciou que adotará "um estilo de vida mais consistente com sua idade" e que se propõem escrever um livro de memórias que possa "deixar como uma mensagem final". "Estarei feliz e também mais livre para receber aos amigos", concluiu. (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
