Salta - Argentina (Sexta-feira, 13-09-2013, Gaudium Press) A já tradicional peregrinação ao Senhor dos Milagres em Salta (Argentina), atrai a milhares de peregrinos que estão se somando durante dias por diferentes caminhos em direção ao Santuário. Alguns deles carregam sobre os seus ombros imagens religiosas e os grandes grupos atravessam as colinas desde o último dia 6 de setembro até encontrar-se para celebrar a festa do Milagre no dia 14, na Basílica Catedral. Por este motivo o Arcebispo de Salta, Dom Mario Cargnello, manifestou em um artigo sua alegria por esta manifestação de Fé.
| Milhares de devotos atravessam as colinas para chegar à Festa do Milagre, na Arquidiocese de Salta (Argentina). Foto: El Tribuno. |
Testemunho de Fé, amor e fortaleza
"A história do Milagre se vê enriquecida pelo dom de numerosos peregrinos que vem visitar ao Senhor e a Virgem em número crescente e desde novos lugares", afirmou o prelado, que destacou a saudável influência desta iniciativa na Igreja local. "Com efeito, a chegada dos peregrinos mobiliza os corações e dispõem aos saltenhos a recebê-los deixando-os envolver em um espírito de caridade que nos impulsiona e nos compromete", comentou. "Os peregrinos trazem com eles uma mensagem de Fé, de amor e de fortaleza".
Dom Cargnello comentou os diversos lugares de origem dos grupos de peregrinos e descreveu como ao unir-se à peregrinação vivem "sua pertença a Jesus Cristo e a sua Igreja com intensidade única... por isso se alegram por chegar à Catedral, a mãe das igrejas de suas paróquias, a Casa do Senhor e da Virgem do Milagre. São portadores de uma Fé que contagia", compreendeu. Aos peregrinos se somaram também os sacerdotes, relatou o Arcebispo, de forma que oferecem-se como guias espirituais no caminho, seguindo o grande impulso de devoção de seus fiéis.
O prelado também comentou que os peregrinos também são um exemplo de caridade fraterna. "Seu testemunho de amor une patrões e empregados, vizinhos de um povo, a funcionários e cidadãos, cristãos praticantes com crentes que ainda não experimentam sua pertença à Igreja", comentou. Uns e outros se ajudam mutuamente e oram juntos no trajeto. "Algumas peregrinações são um testemunho admirável de piedade: caminham e rezam... dias e dias... homens e mulheres, jovens e crianças", ressaltou. "Quanto aprendo em cada Milagre."
"As inclemências que devem superar muitos dos peregrinos, o frio das montanhas, a imprevisibilidade do tempo, o prolongado do caminho, o cansaço que se acumula, a falta de comodidade, tudo isso constitui uma lição de fortaleza em um clima cultural hedonista, medíocre e aburguesado como o que nos envolve", acrescentou Dom Cargnello. O prelado convidou a aprender esta virtude para aplicá-la no testemunho da vida cotidiana. (GPE/EPC)
Com informações de El Tribuno de Salta.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas