São Paulo (Quarta-feira, 18-01-2012, Gaudium Press) Uma pesquisa realizada com cerca de 41 mil pessoas na Noruega revelou que há uma diminuição da pressão arterial naqueles que costumam ir a templos religiosos. O resultado do levantamento foi publicado no International Journal of Psuchiatry e replicado originalmente no site norte-americano Huffington Post.
As informações para a realização da pesquisa foram coletadas entre 2006 e 2008. Na ocasião, os entrevistados preencheram questionários falando sobre a frequência com que iam a igreja e também tiveram a sua pressão sanguínea medida.
Conforme o site estadunidense, mesmo após a exclusão de fatores como idade, doença cardíaca, depressão e nível de escolaridade, os pesquisadores ainda encontraram uma associação entre ir à igreja com frequência e um menor nível de pressão arterial.
Apesar da relação ter sido confirmada, segundo os pesquisadores, não se pode saber ainda ao certo se é a ida à igreja que faz com que a pressão arterial diminua ou se é a pressão arterial mais baixa que estimula a ida à igreja.
Ainda segundo os pesquisadores a religião também pode impulsionar a saúde, proporcionando sentimentos de esperança, alta autoestima e sensação de estar protegido contra fatos desagradáveis. (BD)
Com informações do Huffington Post e agências.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas