Bogotá (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) Na abertura do Congresso Nacional "Inclusão social sob uma perspectiva psicossocial", realizado entre sexta e sábado em Bogotá, o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Rubén Salazar Gomez ressaltou a necessidade de atenção e tratamento psicossocial para as pessoas vítimas da violência e de mudanças provocadas pelos conflitos armados internos.
"(Precisamos) devolver-lhes a raiz do lugar onde cresceram e formaram sua vida; devolver a cada pessoa vítima da violência seu ser integral, sua vida pessoal, para que ela possa voltar a ser parte da sociedade".
Esta primeira edição do congresso colombiano também contou com a presença do diretor da Pastoral social da Cáritas nacional, monsenhor Héctor Henao, do vice-ministro de Proteção Social, Dr. Carlos Rodríguez, da secretária de governo de Bogotá, Clara López, e da diretora de proteção do Ministério da Proteção Social, Susana Heffer-Vogel.
Monsenhor Salazar ainda apontou que a Igreja colombiana ‘assume com grande responsabilidade e alegria esta tarefa, mediante a fé de Deus' e pediu a todos os presentes que ‘reflitam sobre o papel que têm na sociedade, para estender a mão àqueles que sofrem de maneira cruel a violência no país'.
O doutor Carlos Rodríguez chamou atenção para a união existente há anos entre o governo e a Cáritas da Colômbia. "Junto com o secretariado nacional da Pastoral Social, nós temos acompanhado permanentemente a população vítima da violência sócio-política no país, construindo planos de assistência psicossocial que beneficiem os atingidos pelos deslocamentos".
Em seguida, monsenhor Héctor Fabio Henao apelou à consciência do público presente e pediu ajuda a todos para que ‘se consiga tirar cada pessoa envolvida totalmente no conflito armado e lhes seja devolvido cada um dos verdadeiros valores perdidos pela guerra'.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas