Cidade do Vaticano (Segunda, 25-05-2009, Gaudium Press) Foi realizada na última sexta-feira, na Pontifícia Universidade Lateranese, a apresentação do livro "Identità dissolta. Il cristianesimo. Lingua madre dell'Europa" (Identidade desfeita. O Cristianismo. Língua mãe da Europa), nova obra do monsenhor Rino Fisichella, presidente da Pontifícia Academia "Pro Vita", do Vaticano, e reitor da Universidade Lateranese.
Monsenhor Fisichella dedicou o seu 28° livro ao papel do cristianismo na construção da Europa nos últimos dois mil anos de sua história. O autor evidencia exemplos históricos e citações bíblicas, indicando saídas para a atual crise de identidade pela qual passa o continente. Traça o caminho das principais etapas através das quais a Igreja ensinou, ao longo desse tempo, como criar uma comunidade por meio de um código ético e ideal.
O prelado também ressalta no livro que é preciso "reviver conceitos fundamentais e significativos" do pensamento europeu, tais como "razão", "liberdade", "laicidade", "igualdade", "integração". As posições contidas no livro são uma voz da Igreja, e, segundo articulistas, vai ajudar a revelar a opinião eclesiástica sobre temas éticos e sobre como alcançar uma real unificação europeia. O livro, de 137 páginas, é publicado pelo Gruppo Mondadori.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas