Estados Unidos - São Francisco (Sexta-feira, 24-08-2018, Gaudium Press) A penitenciária da cidade norte-americana de São Francisco, receberá no próximo sábado, 25, o Padre Cassian, religioso contemplativo, que ali presidirá uma Santa Missa em latim. O fato ocorre pela primeira vez depois de décadas e tem um motivo em especial: um grupo de presos acompanhará a celebração interpretando cânticos gregorianos litúrgicos em latim.
No dia 06 de agosto foi realizado um concerto na penitenciária. Um grupo de 25 reclusos, ao escutarem o repertório em gregoriano e polifônico, se candidataram para constituir uma 'schola' em que pudessem apoiar a Liturgia. A diretora executiva do Instituto Bento XVI, celebrou o entusiasmo dos voluntários e afirmou que trata-se de "um dom de Deus totalmente inesperado".
O Arcebispo local, Dom Salvatore Cordileone, comentou o fato ressaltando o aspecto espiritual da iniciativa. "Vi a estes homens, que humanamente falando estão em uma situação difícil que poderia parecer desesperada, ser elevados a Deus pela beleza sagrada e receber nova esperança. Eles amam cantar, e rendem culto bem. Desta forma, a resposta dos homens ao convite de formar uma 'schola' para a Missa em latim foi esmagadora, mas não é surpreendente".
Segundo o capelão da prisão, Padre George Williams, a resposta dos presos à proposta de integrar um coro é a prova de que "os homens em San Quintín tem fome de beleza e de oração". (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas