São Paulo (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) Está marcado para o dia 18 de setembro, no aeroporto do Campo de Marte, em São Paulo, a chegada da Cruz que acompanha todas as edições da Jornada Mundial da Juventude.
Uma grande festa já está sendo organizada para receber o principal ícone do encontro mundial dos jovens. Depois da capital paulista, a Cruz peregrinará por todo o país e em cada parada, haverá uma "pré-jornada" que tem como objetivo, preparar os jovens e toda a Igreja para o grande evento com o Papa em 2013.
| Uma grande festa já está sendo organizada para receber o principal ícone do encontro mundial dos jovens |
Segundo o bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP), Dom Antônio Carlos Altieri este "será um tempo de preparação para a JMJ 2013, de renovação da fé. A passagem da cruz é uma ocasião para rever elementos fundamentais do mistério da cruz, pontos fundamentais da nossa fé e do nosso Catecismo".
O prelado, no entanto, afirma que o conteúdo de formação destas pré-jornadas, explica Dom Altieri, serão preparadas por cada bispo junto aos párocos de suas dioceses. "Será um tempo fecundo de preparação. Será um marco para a Igreja no Brasil".
A expectativa é de que uma grande quantidade de peregrinos, vindos de várias partes do Brasil e até mesmo de países vizinhos, estejam em São Paulo para receber a Cruz da Jornada Mundial.
Deixando a capital paulista, ela deverá seguir para o sul do país, em seguida para o sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Ao voltar para o Vale do Paraíba, em São Paulo, a cruz deverá passar por Aparecida antes de finalmente ir para o Rio de Janeiro.
Dom Altieri explica que a cruz é um símbolo da redenção para a fé cristã, assim, a passagem da cruz será um momento de abraçá-la verdadeiramente, por amor. "Esta será uma oportunidade para que entendamos o que é ser cristão, o que é dar a vida pelos amigos e inimigos por amor, não por imposição, sem arrastar isso como se não tivesse outra opção, mas na alegria de quem vê o futuro desse sacrifício.
"A JMJ 2013 terá uma repercussão para toda a Igreja. É um evento que vai mexer com toda nossa estrutura eclesial. Faremos o melhor para que ela dê frutos duradouros. A Igreja no Brasil será marcada por antes e depois da JMJ Rio", salienta o bispo.
Com informações da Canção Nova e outras agências de notícias.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas