Peru - La Libertad (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) Um projeto de lei no Peru propõem declarar Nossa Senhora da Porta de Otuzco como padroeira da religiosidade e da Fé Católica na região de 'La Libertad', localizada ao norte do país. Caso seja aprovado, o patrocínio da Santíssima Virgem sobre esta região peruana seria reconhecido pelo Estado, uma vez que a Igreja local já o reconhece em um culto que se remonta ao século XVII.

Para o promotor da iniciativa legal, o congressista Luis Yika, a invocação da Imaculada Virgem da Porta de Otuzco "é a mostra de Fé mais importante da região e porque não dizer, de todo o norte do país". A lei simplesmente reconheceria um fato que se registra objetivamente, que é a importância da devoção à Santíssima Virgem sob essa invocação, mas para o legislador contribuiria para fomentar o fervor popular e os costumes religiosos, além de "reforçar a identidade histórica, religiosa e cultural de nossa região".
"Nestes tempos difíceis, é necessário promover a construção de uma sociedade que se edifique sobre a base de valores cristãos", expressou o legislador. "É o que necessitamos para enfrentar a uma sociedade que muitas vezes dá as coisas ao sentido do bem e este projeto de lei é uma contribuição para cimentar os valores em nossa sociedade". Apesar de poder encontrar rejeição de grupos laicistas, o projeto conta com os antecedentes da declaração do Senhor de Luren como "Padroeiro da Espiritualidade Religiosa Católica de Ica" e do Senhor dos Milagres como "Padroeiro do Peru" em 2016 e 2010, respectivamente. "O Estado não está alheio a estas mostras de Fé. Pelo contrário, as reconhece como símbolo da religiosidade e o fervor popular", assegurou.
A declaração também é promovida como um obséquio ao Papa Francisco em sua próxima visita ao Peru, ocasião na qual venerará a imagem da Santíssima Virgem da Porta. Para alcançar este fim, o projeto deveria ser aprovado tanto pelo Congresso como pelo Poder Executivo antes do dia 18 de janeiro de 2018, início da terceira visita apostólica de um Pontífice ao país sul-americano. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas