Rio de Janeiro (Segunda-feira, 21-09-2015, Gaudium Press) "A Cultura Religiosa da PUC-Rio e as Políticas Públicas no Rio de Janeiro: paz e esperança se abraçarão" foi o tema do seminário promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O evento ocorreu na sede da instituição de ensino entre os dias 14 e 18 de setembro. Na ocasião, o Cardeal Arcebispo do Rio, Orani João Tempesta, ministrou o tema "Superação da violência e construção da paz".
Dom Orani lembrou aos participantes do seminário da visita dos cardeais Lluís Sistach, arcebispo de Barcelona, Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, ao Rio no início de setembro para um ciclo de palestras sobre "Grandes cidades: desafios para a unidade e a paz", que servirá como embasamento teórico para a elaboração do Plano de Pastoral Conjunto, a ser implementado em 2016.
"A presença dos cardeais no Rio já serviu para despertar sobre a importância de se ter uma pastoral que alcance o mundo de hoje em suas diversas particularidades e propor uma forma de se encontrar com Deus nas metrópoles, nas grandes cidades", disse o Cardeal.
Por sua vez, o cônego Manuel de Oliveira Manangão destacou a ação da Igreja na cidade carioca, dizendo que a cada ano milhares de pessoas são atendidas pelas pastorais sociais arquidiocesanas. "As pastorais nascem da necessidade que a sociedade vai criando". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas