![]() |
| Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida, diz Dom Remídio |
Porto Alegre (Terça-feira, 09-03-2010, Gaudium Press) "A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão para nos preparar para a grande festa da Páscoa", com essas palavras o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Remídio José Bohn dá inicio a sua mensagem sobre a quaresma, escrita especialmente para os leitores da Gaudium Press.
O prelado recorda em seu texto o apóstolo Paulo, que chama esse tempo litúrgico de "tempo favorável... deixai-vos reconciliar com Deus" (2 Cor 5,20). Ele destaca que Cristo nos convida a mudar de vida, ou seja, retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. "Aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição", diz.
Durante esses quarenta dias de graça e renovação, observa o bispo, temos a oportunidade de viver intensamente a caminhada com Jesus rumo ao Calvário e ressuscitar com Ele para a Vida Nova. Dom Remídio salienta ainda a oportunidade de se unir de modo particular a Cristo, que empreendeu a sua missão indo para o deserto e ali jejuando durante quarenta dias e quarenta noites. "Na condição de discípulos seus fazemos nossa conversão pessoal, libertando-nos das amarras que nos prendem para viver com mais alegria e disponibilidade a missão", acrescenta.
De acordo com Dom Remídio, desde os tempos antigos a Quaresma foi considerada como um período de renovação da própria vida. Sobre as três práticas a serem cumpridas - a oração, a penitência e o jejum -, ele comenta:
"A oração para pedir a Deus forças para converter-se e acreditar no evangelho; a penitência para dominar as paixões e o egoísmo; e o jejum para seguir o Mestre e ter força para esquecer-se de si mesmo e não pensar no próprio conforto, mas no bem do irmão".
Para o bispo, o tempo da Quaresma é também um tempo de fraternidade. E cita, em sua conslusão, um trecho da homilia de Leão Magno: "‘Nós vos prescrevemos o jejum, lembrando-vos não só a abstinência, mas também as obras de misericórdia. Deste modo, o que tiverdes economizado nos gastos normais, se transforme em alimento para os pobres'".
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
