Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-03-2013, Gaudium Press) Acaba de ser finalizada a Missa pela eleição do Sumo Pontífice, presidida na Basílica de São Pedro pelo Cardeal Decano, Angelo Sodano. Muitos cardeais, eleitores ou não, concelebraram revestidos de paramentos vermelhos, a cor dos mártires e da festa de Pentecostes.
![]() |
| Foto Gustavo Kralj-Gaudium Press |
O vitral do Espírito Santo, que preside a ábside do templo, pairando sobre a Cátedra petrina, parecia irradiar essa luz suave e penetrante, que tudo pervade de paz e harmonia. À luz do Paráclito entraram os Cardeais em solene procissão, alguns dando exemplo de um piedoso recolhimento, como o Prefeito do Clero, Mauro Piacenza e o Cardeal Scola, Arcebispo de Milão, ambos papabiles italianos. Outros, mais comunicativos, cumprimentavam com discrição e afeto os fiéis. Um deles era o Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Sherer, o papabile da América Latina. Nas fisionomias dos purpurados não transparecia o menor laivo de preocupação, o que auspicia uma eleição sob o signo do amor à Igreja.
A flor e nata da Cúria lotava os primeiros bancos da nave central da Basílica, junto com os representantes dos Superiores Gerais de algumas ordens religiosas.
A cerimônia se desenvolveu, desde o ponto de vista litúrgico, com o decoro e a grandeza que convém à Igreja de Roma, aquela que preside as outras na caridade, no dizer de Santo Inácio de Antioquia. Desde os mais jovens acólitos, muito bem treinados, até os experientes cerimoniários, serviam o Altar e o Celebrante com unção e eficácia sem nenhuma lacuna, por mais que o Mestre de Cerimônias, Monsenhor Guido Marini, estivesse sentado como assistente na "Cappella Papale".
A homilia do Cardeal Decano - que não entrará no Conclave por ter sobrepassado os oitenta anos estipulados por Paulo VI - foi curta e clara. Deu início a suas palavras dirigindo-se com grata afeição ao "luminoso pontificado" de sua Santidade Bento XVI. Belo gesto celebrado pelo povo santo de Deus com uma longa e emotiva salva de palmas.
Durante a homilia, não teve ele pretensões de desenhar a fisionomia moral do próximo Papa. Antes, parecia querer recordar ao futuro Pontífice - àquele que o Espirito Santo escolher por meio do voto dos cardeais - alguns de seus deveres mais urgentes.
A primeira leitura, de Isaías, faz esperar ao povo hebreu, segundo o Cardeal Sodano, "um Messias cheio de misericórdia". E todos os pastores da Igreja, "a fortiori" o Bispo de Roma, tem obrigação de serem "ricos em misericórdia" num mundo tão necessitado de perdão e consolo. De outro lado, como se lê na segunda leitura, São Paulo, ao dirigir-se aos efésios, sublinha a importância da "unidade na variedade", que envolve todos os fiéis na missão de "colaborar segundo a energia própria de cada organismo, à unidade do corpo da Igreja". Tal unidade deve ser custodiada em primeiro lugar pelo Sucessor de São Pedro. O Evangelho é um testamento de amor: "assim como o Pai me amou, e eu vos tenho amado, permanecei no meu amor" (Jo 15, 9). Por isso, o Papa, enquanto Pastor universal, deve estar disposto a "dar a vida pelos outros", porque estando colocado no mais alto nível da hierarquia maior obrigação tem de amar os demais.
Uma mensagem de misericórdia, unidade e caridade que resume o sulco de todos os pontificados precedentes, à espera de que o próximo Papa possa continuar levando-o sempre "a toda a humanidade" por suas palavras e exemplos.
No fim da missa, os fieis puderam contemplar o solene e compassado desfile dos cardeais durante a procissão de saída, com a curiosidade cheia de esperança de averiguar quem será o futuro Papa, escolhido do meio daqueles pastores, nesse percurso mais manifestativos e sorridentes.
O conclave se aproxima, hoje teremos a primeira "fumata". Quando sairá a branca?
Até o fim deste dia será difícil, amanhã é provável, quinta feira é mais seguro. Esperemos confiantes e orantes, certos de que Nosso Senhor Jesus Cristo não abandonará aquela Igreja que fez nascer de seu flanco traspassado na Cruz.
Padre Carlos Werner Benjumea
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
