Medellín - Colômbia (Quinta-feira, 28-05-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de refletir sobre os detalhes que guiarão a formação espiritual daqueles que se preparam para o ministério sacerdotal, recentemente o Departamento de Ministérios Ordenados da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) realizou em Medellín o Encontro Nacional de Reitores de Seminários Maiores e Diocesanos. "A dimensão espiritual na formação sacerdotal" foi o tema do encontro.
O Padre Juan Álvaro Zapata, diretor do Departamento de Ministérios Ordenados, em entrevista com o Departamento de Comunicações do Episcopado Colombiano, se referiu sobre as conclusões do evento. "Neste encontro se terá a oportunidade de refletir sobre o que deveria ser o mínimo da formação espiritual daqueles que estão se preparando para o ministério sacerdotal", comentou.
Entre os aspectos abordados, segundo explicou o sacerdote, se definiram três eixos de estruturação para elaborar o acompanhamento e favorecer a experiência do encontro com Jesus, assim como a configuração de Jesus Cristo Bom Pastor de cada um dos jovens que se preparam para o ministério sacerdotal. Ditos eixos são "a caridade, a esperança e a fé, segundo o modo de Jesus e de Maria".
Além disso, durante o encontro se apresentaram vários pilares que permitirão estruturar os processos de acompanhamento e formação presentes nos seminários; entre eles -como mencionou o Padre Zapata- "favorecer um encontro com Cristo", quer dizer, "que realmente haja uma experiência de vida com o Senhor através do anúncio do kerigma, através do reconhecimento mesmo da pessoa e de sua condição humana, de seus valores, de suas debilidades, do deixar-se ajudar, do deixar-se acompanhar", assim como a abertura que o futuro sacerdote deve ter à proposta de Jesus Cristo e do encontro com o outro, e "favorecer os espaços propícios de oração pessoal, de oração comunitária, na liturgia, na vivência com a comunidade".
Outros dos pilares são a conversão, por meio da qual se busca "um caminho processual dos jovens, do reconhecimento do que devem mudar, do que devem melhorar, para sanar-se interiormente e favorecer esta configuração com Cristo"; e o do discipulado buscando "favorecer um caminho de Fé, onde haja uma identificação com o Senhor, e onde se acrescente esse entregar toda a vida ao serviço de Cristo, o serviço do Evangelho a favor da Igreja".
Adicionalmente, deve buscar-se a comunhão, "que exista uma experiência de vida com Cristo, onde se viva a Fé, e se favoreça a experiência da sacramentalidade", e trabalhar a missão vivendo "uma experiência de saída como a figura do Êxodo, que se sai em busca do cumprimento da vontade do Senhor, mas também buscar aos irmãos e levá-los o Evangelho".
De acordo com o Padre Zapata estes pilares se manifestarão em todas as dimensões da formação nos seminários: "Na dimensão humana esta experiência como transforma a pessoa como tal; na dimensão acadêmica como se projeta (...); na dimensão pastoral, na tarefa de sair, de levar o Evangelho, na tarefa de ser testemunhas; e, obviamente, na dimensão espiritual na qualidade no encontro com Cristo, nas experiências fundantes com Jesus Cristo, que realmente impregnem as pessoas". (GPE/EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas