Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-04-2010, Gaudium Press) Roma é novamente conquistada por João Paulo II. A cidade já está pronta para receber todos aqueles que quiserem participar da beatificação de Papa Wojtyla. Para muitos, será inclusive a primeira vez que vêm à Roma. Por isso a cidade preparou uma série de eventos paralelos, como mostras fotográficas de João Paulo II para recordar os momentos mais particulares do pontificado do Papa polonês.
"Beatus" e "No altar de Deus" são os títulos das mostras promovidas, respectivamente, pela Província de Roma e pelos Museus Capitolinos. Entre as diversas imagens do futuro beato há muitas fotos inéditas.
A Província de Roma, em colaboração com o Serviço Fotográfico vaticano apresenta, a partir de hoje, no Palácio Valentini em Roma, uma série de 132 fotografias tiradas pelo fotógrafo particular de Papa Wojtyla, Arturo Mari, muitas delas inéditas. A mostra apresenta as imagens de Wojtyla dos seus anos vividos em sua terra natal, a Polônia, até o período vaticano com as viagens na Itália e no exterior, os encontros, as audiências pontifícias, as visitas às paróquias romanas.
Foram apresentados os momentos mais significativos dos 27 anos de pontificado de Wojtyla, como o encontro com Ali Agca, o terrorista que cometeu atentado contra o Papa, no Cárcere de Rebbibia na véspera de Natal de 1983, ou o abraço com Madre Teresa de Calcutá. A mostra é dividada em cinco seções: "De Wadowice", "Um Papa romano", "Encontros e viagens", "Um homem como nós" e "O Papa das crianças".
Por sua vez, a mostra nos Museus Capitolinos, com o título "No altar de Deus", apresenta as suas 100 viagens apostólicas, os encontros com as pessoas em 150 fotografias. Também é apresentado um vídeo que conta a biografia de Papa Wojtyla.
O prefeito de Roma, na inauguração do evento, comentou a mostra: "Nós temos que fazer todos os esforços possíveis para transmitir a todos a imagem de João Paulo II, porque quando há um ato religioso deste gênero se pensa na santidade, na transcendência, mas há o dado profundamente humano que deve ser vivido. Nós queremos evocar a humanidade, a sua obra extraordinária. Essa mostra, assim como as outras atividades destes dias, contribuem para esta evocação: queremos que quem vier a Roma nos próximos dias sinta a presença de João Paulo II."
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas