Kinshasa - Congo (Quarta-feira, 19-07-2017, Gaudium Press) Façam todo o possível para libertar os Padres Pierre Akilimali e Charles Kipasa, foi o pedido que fez a Conferência Episcopal do Congo (CENCO) às forças de segurança do país.
Os dois sacerdotes foram sequestrados entre a noite de domingo e segunda-feira na Paróquia de Notre-dame des Anges, de Bunyuka, Diocese de Beni-Butembo, no Norte-Kivu.
O comunicado da CENCO foi divulgado pela emissora católica local Radio Okaçi. No documento, a Conferência Episcopal denuncia o clima de insegurança na região, recordando ao mesmo tempo às autoridades congolesas o dever de que elas têm de "garantir a segurança das pessoas e de seus bens".
Três Sacerdotes Sequestrados em 2012: Não há Notícias Deles

A bem objetiva nota da CENCO ainda recorda às autoridades que, desde outubro de 2012 não se tem notícias dos três padres assuncionistas - Jean-Pierre Ndulani, Anselme Wasikundi e Edmond Bamutute - que, após serem sequestrados, desapareceram e deles não se tem nenhuma notícia.
O sequestro desses sacerdotes deu-se na igreja de Notre-Dame des Pauvres di Mbau, na mesma paróquia em que trabalhavam, situada a 22 quilómetros de Beni.
O comunicado foi assinado pelo Arcebispo de Kisangani e atual Presidente da CENCO que afirma:
"Os padres são homens de Deus que consagram a sua vida pelo bem da população, sem uma agenda política. Fazer mal a eles, significa atingir toda a comunidade onde servem", sublinha o arcebispo.
Missão Pastoral Interrompida
Também uma outra firme condenação do sequestro foi feita pelo Bispo de Butembo-Beni, Dom Melchisedec Sikuli Paluku.
Em sua mensagem divulgada na última segunda-feira, Dom Milchisedec pediu a imediata libertação dos sacerdotes "para que eles possam completar a sua missão pastoral".
Segundo se informa a FIDES, os religiosos foram sequestrados por cerca de dez homens armados, vestindo roupas militares, depois de realizarem um ataque às casas que forma a paróquia à paróquia.
Os homens agrediram alguns seminaristas que prestavam serviço na paróquia e ainda roubaram dois automóveis e duas motos utilizadas pelos sacerdotes em seu trabalho. Os automóveis foram encontrados mais tarde, nas proximidades do Parque Nacional de Virunga. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas