Santa Cruz do Sul (Quarta-Feira, 22/08/2012, Gaudium Press) A Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo dia 9 de setembro a sua tradicional Romaria da Santa Cruz até o Seminário São João Batista.
Com o tema "Vai, a tua fé te curou", a caminhada acontecerá neste ano pela décima primeira vez, congregando milhares de fiéis de todas as paróquias da região em uma expressão de comunhão diocesana.
De acordo com o reitor do Seminário São João Batista e um dos organizadores do evento, padre Ênio Orlando Griebeler, com o tema deste ano, inspirado na passagem do Evangelho onde Jesus se encontra com uma mulher doente, a caminhada visa olhar com carinho para as pessoas enfermas. "Jesus tinha um carinho muito especial para com as pessoas doentes e sofredoras. Seu amor, sua solidariedade e acolhida revelam o amor e a força de Deus que a muitos curava. A fé e a confiança em Jesus eram condição para a cura", completa.
Neste sentido, explica ainda o reitor, as paróquias são motivadas a realizarem a peregrinação da cruz da romaria pelas suas comunidades, com celebrações na intenção dos doentes e fixando seus nomes no verso da cruz.
Essa atividade culminará com o povo da região acompanhando a cruz na romaria diocesana.
Padre Griebeler observa também que, ao dar atenção especial às pessoas doentes, a Romaria da Cruz quer fortalecer a solidariedade e o amor para com eles nas famílias e comunidades da diocese. O sacerdote afirma que o evento tem como objetivo celebrar a comunhão diocesana aos pés da cruz da qual brotou a salvação da humanidade e reforçar a vivência da fé para animar as pessoas no seguimento de Cristo.
"Cada cristão é chamado para integrar a multidão que se dirige ao encontro de Jesus com confiança. Esperamos que os participantes da romaria sejam uma expressão da multidão que segue a Jesus com firmeza e fidelidade que se traduz em bênção e graça", destaca.
Para o Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, a visita da cruz será um momento bem particular e fundamental para que a comunidade possa se animar na participação e comunhão diocesanas em vista da tradicional caminhada.
Para Dom Canísio, a romaria é uma concentração de todas as comunidades para louvar, confraternizar e agradecer em conjunto os benefícios da caminhada.
Programa
A programação da romaria terá início com a concentração dos romeiros em frente à igreja matriz Santos Mártires das Missões, às 8h30min. Em seguida começará a caminhada até o Seminário São João Batista, aonde na chegada será realizada a celebração da santa missa e benção da saúde. Após o almoço de confraternização haverá apresentações artísticas. O término do evento se dará com a mensagem do envio, às 14h30min. (FB/JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas