Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-06-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco presidiu a Audiência Geral desta quarta-feira, dia 18 de junho, sob um tempo instável, em Roma.
Na Praça São Pedro, cerca de 50 mil pessoas acompanharam as palavras do Pontífice.
Ao iniciar o ciclo de catequeses sobre a Igreja Católica, o Papa refletiu que esta realidade é como uma "família, a filha da mãe Maria", pois a Igreja não pode ser considerada uma instituição fechada ou uma associação privada, e muito menos deve restringir-se ao clero ou ao Vaticano.
Segundo o Santo Padre, não podemos limitar "a Igreja aos padres, aos bispos, ao Vaticano. A Igreja não feita só por eles: é uma realidade mais ampla, que se abre a toda a humanidade", pois, "fundada por Jesus, é um povo com uma longa história, não nasceu de repente, num laboratório; não é uma associação privada finalizada a si mesma".
Explicando a história da Igreja, encontrada no Antigo Testamento, o Papa Francisco assinalou que não é Abraão quem constrói em torno de si um povo, mas Deus é que dá a vida a este povo.
"É o próprio Deus a ter a iniciativa e a dirigir a sua palavra ao homem, criando um legado e uma relação nova com ele. Assim, Deus forma um povo, com todas as cores, que escuta a sua palavra e que se coloca no caminho, confiando Nele. No seu amor, Deus antecipa-se a Abraão, como já o tinha feito com o próprio Adão", prosseguiu.
Mas, o Pontífice advertiu que Deus, apesar das resistências e infidelidades humanas encontradas na maioria de seus filhos, jamais desistiu e com paciência, continua a educar e formar o seu povo, como faz um pai com o seu filho. "Ele enche-nos da sua misericórdia e do seu amor. É precisamente isto que nos faz crescer como povo de Deus, como Igreja: não é pela nossa habilidade, pelos nossos méritos, mas pela experiência que diariamente fazemos de quanto o Senhor nos quer bem e cuida de nós".
O Santo Padre acredita que o projeto de Deus é formar um povo abençoado pelo seu amor e que leva a sua bênção a todos os povos da terra, pois "com efeito, a vocação de todo cristão é abençoar Deus e todos nós".
"Somos um povo que sabe abençoar, um povo abençoado por seu amor e que leva a sua benção a todos os povos da terra", ressaltou.
Concluindo a Audiência Geral, o Papa solicitou para que os fiéis rezassem a Deus para pedir a graça de permanecermos fiéis na sequela do Senhor Jesus e escutando sua Palavra, prontos a partir todos os dias, da mesma forma que fez Abraão, pela terra de Deus e do homem, a nossa verdadeira pátria para assim transformarmo-nos em bênçãos e sinal do amor de Deus por todos os seus filhos. (LMI)
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas