Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-05-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou nesta sexta-feira, 18, um telegrama para o presidente da Obra de Promoção da Alfabetização do Mundo (Opam), monsenhor Aldo Martini, por ocasião do Congresso Internacional pelos 40 anos de fundação da referida instituição. O evento começou hoje e segue até amanhã, 19, em Roma.
Com assinatura do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, a mensagem enviada em nome do Sumo Pontífice expressa solidariedade aos membros da Opam, encorajando a instituição "a prosseguir com ímpeto renovado para favorecer a instrução e a educação nos países mais desfavorecidos". O pontífice também auspicia que a instituição mantenha sempre "um estilo de recíproco enriquecimento entre as diferentes culturas e de fraternidade entre as comunidades eclesiais".
Opam
Fundada em 1972, pelo sacerdote italiano, que durante 15 anos atuou como missionário "fidei domum" na Venezuela, a Obra de Promoção da Alabetização do Mundo (Opam) é uma Organização Não Governamental (ONG) de inspiração cristã cujo objetivo é lutar contra o analfabetismo e promover o direito à instrução nos países em desenvolvimento.
Com atividades também no Brasil, a Opam, em 2011, financiou dois projetos educacionais na cidade de Pesqueira, em Pernambuco, para 150 menores; e um projeto para 54 crianças em horário extra-escolar na Diocese de Caetité, em Tremedal, na Bahia. (BD/JS)
Com informações da Rádio Vaticano.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas