Pallium.jpg

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI imporá amanhã, 29 de junho, o pálio a sete arcebispos brasileiros nomeados ao longo do último ano. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, e também marcará o 60º aniversário da ordenação presbiteral do Santo Padre. Para a ocasião, o pontífice presidirá uma Santa Missa.

Os prelados brasileiros que receberão a imposição do pálio das mãos de Bento XVI são: o arcebispo de Salvador, na Bahia, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o arcebispo de Palmas, Tocantins, Dom Pedro Guimarães; os arcebispo de Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Dom Jacinto Bergmann; Dom Hélio Adelar Rubert; e Dom Pedro Ercílio Simon, respectivamente; o arcebispo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Dom Dimas Lara Barbosa; e o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

Demais arcebispos
Além dos arcebispos brasileiros, mais 33 prelados do mundo inteiro também receberão a imposição do pálio das mãos do Santo Padre amanhã.

Do continente africano: o arcebispo de Cotonou, Benin, Dom Antoine Ganyé Jude; o arcebispo de Benin City, Nigéria, Dom Augustine Obiora Akubez; o arcebispo de Saurimo, em Angola, Dom José Manuel Imbamba; o arcebispo de Malanje, também em Angola, Dom Luis María Pérez De Onraita Aguirre; o arcebispo de Bobo-Dioulasso, em Burkina Faso, Dom Paul Yembuado Ouédraogo; o arcebispo de Pretoria, África do Sul, Dom William Slattery; o arcebispo de Mwanza, na Tanzânia, Dom Jude Thaddaeus Ruwa'ichi; e o arcebispo de Lilongwe, em Malawi, Dom Rémi Joseph Gustave Sainte-Marie

Imposição do pálio.JPG
Santo Padre imporá o pálio a sete arcebispos brasileiros

Das Américas do Sul e Central e Caribe: os arcebispos de Cali, Manizales, Barranquilla e Bogotá, na Colômbia, respectivamente Dom Dario de Jesús Monsalve Meija, Dom Gonzalo Restrepo Restrepo, Dom Jairo Jaramillo Monsalve e Dom Rubén Salazar Gómez; o arcebispo de Quito, no Equador, Dom Fausto Gabriel Trávez Trávez; os arcebsispos de Concepción e Santiago, no Chile, respectivamente Dom Fernando Natalio Chomali Garib e Dom Ricardo Ezzati Andrello; o arcebispo de Paraná, na Argentina, Dom Juan Alberto Puiggari; o arcebispo de Kingston, na Jamaica, Dom Charles Henry Dufour; e o arcebispo de Guatemala, Dom Oscar Julio Vian Morales.

Da América do Norte: os arcebispos de San Antonio, Seattle, Los Angeles e Oklahoma City, nos Estados Unidos, respectivamente Dom Gustavo Garcia-Siller, Dom James Peter Sartain, Dom José Horacio Gómez e Dom Paul Stagg Coakley; e o arcebispo de Quebec, no Canadá, Dom Gerard Cyprien Lacroix.

Da Europa: os arcebispos de Turim e Catanzaro-Squillace, na Itália, Dom Cesare Nosiglia e Dom Vincenzo Bertolone, respectivamente; o arcebispo de Cardiff, em Gales, Dom George Stack; o arcebispo de Maribor, na Eslovênia, Dom Marjan Turnsek; o arcebispo de Montpellier, na França, Dom Pierre Marie Carré; e o arcebispo de  Riga, na Lituânia, Dom Zbignev Stankevics.

E da Ásia: o arcebispo de Daegu, na Coreia do Sul, Dom Thaddeus Cho Hwan-Kil; o arcebispo de Hyderabad, na Índia, Dom Thumma Bala; e os arcebispos de Cebu e Tuguegarao, nas Filipinas, Dom José Serofila Palma e Dom Sergio Lasam Utleg, respectivamente.