Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-01-2012, Gaudium Press) O Natal em seu mistério significa para os cristãos expressar a alegria, a novidade, a luz que este nascimento trouxe a toda nossa existência, para nós sermos também portadores da alegria, da verdadeira novidade, da luz de Deus até os outros", disse Bento XVI durante a primeira audiência geral de 2012.
![]() |
| Papa falou sobre a alegria; a novidade; e a luz |
Mais de 7 mil pessoas estiveram presentes hoje na Sala Paulo XVI para assistirem a uma catequese dedicada ao Natal e a Epifania. Em dois dias, a Igreja Católica celebrará a solenidade da Epifania, que significa o mistério de Deus que se revela na natureza humana de Cristo. "Este é o significado do verbo grego 'epiphaino' - fazer-se visível", explicou o pontífice durante seu discurso.
Iniciando sua catequese, o pontífice afirmou: "Podemos dizer que a festa de Natal torna-se firme no ocultamento de Deus na humildade da condição humana; no Menino de Belém. Na Epifania, não obstante, se evidencia seu aspecto manifestativo, a aparição de Deus através de sta mesma humanidade".
Na atmosfera do período natalício, o Santo Padre se centrou em três temas que caracterizam esta época: "a alegria; a maravilhosa notícia do intercâmbio entre a natureza divina e a humana; e a luz". Como salienta o pontífice, a alegria é o tema que poderia ser apresentado como um dos principais do magistério do papa. É o tema que "abre o Evangelho, e também o que o conclui, porque Jesus ressuscitado reprovará os próprios apóstolos por estarem tristes".
A Novidade e a Luz
Outro aspecto do qual fala o Natal, segundo Bento XVI, é a novidade. Pelo acontecimento misterioso que "neste Menino, necessitado de tudo, aquele que é Deus: a eternidade, poder, santidade, a vida, a alegria, se uniu ao que somo nós: debilidade, o pecado, o sofrimento, a morte". Por tanto, no Menino Jesus se obra um "maravilhoso intercâmbio" entre a humanidade e a dignidade divina.
O terceiro tema meditado pelo Papa na audiência geral foi a luz. "A liturgia do Natal", observou o pontífice, "é banhada pela luz. A vinda de Cristo dissipa as trevas do mundo, enche a Noite Santa de um fulgor celeste e difunde sobre o rosto dos homens o esplendor de Deus Pai ... a Igreja não é a luz mas recebe a luz de Cristo, a acolhe para ser iluminada e para difundi-la em todo o seu esplendor".
Sobre este tema, o Papa também destacou que em nossas vidas pessoais também somos chamados a seguir a Igreja e sermos iluminados pela luz de Cristo. "Somos chamados a acolher de novo, em nós mesmo, aquele Menino, que é Cristo, o Senhor, para viver de sua própria vida, para que seus sentimentos, seus pensamentos, suas ações, sejam nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ações", disse.
Após a catequese, em sua saudação em diversos idiomas, o Santo Padre convidou os peregrinos de língua espanhola e língua portuguesa a voltarem a "contemplar este Mistério de deus que se faz homem na humildade e pobreza, e que o acolhais em vossos corações, vivendo sua mesma vida e manifestando aos demais a alegria, a novidade e a luz que seu nascimento trouxe a nossa existência e ao mundo inteiro". (BD)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
